Notícia
Citigroup: S&P deve melhorar perspectiva do "rating" de Portugal
O banco de investimento norte-americano diz que os fundamentais de Portugal estão a melhorar e apresenta seis gráficos para justificar a visão optimista para o país. Para hoje o Citigroup estima uma subida da perspectiva do "rating" para positiva.
A Standard & Poor’s vai esta sexta-feira reavaliar o "rating" de Portugal e o Citigroup espera que a notação financeira permaneça em "BB", embora estima uma melhoria na perspectiva de "estável" para "positiva".
Numa nota enviada a clientes na quinta-feira, o Citigroup lembra que a agência de notação financeira, em Novembro de 2014, referiu que poderia elevar o "rating" de Portugal caso o Governo continuasse a implementar reformas estruturais, se o défice orçamental descesse e se as condições de crédito continuassem a melhorar.
Perante o que aconteceu desde então, o Citigroup considera que a S&P não deverá alterar o "rating", que assim deverá permanecer dois níveis abaixo de "lixo". Já a perspectiva do "rating" poderá melhorar para positiva.
"Concordamos com a perspectiva da S&P de que Portugal está a ser palco de várias melhorias significativas", diz o Citigroup, lembrando que os economistas do banco elevaram recentemente a estimativa de crescimento do PIB de Portugal este ano, de 1,7% para 1,9%.
Acrescenta que a melhoria das condições financeiras, a queda dos preços do petróleo e a subida dos índices de confiança dos consumidores devem impulsionar o consumo privado e rácio da dívida pública deverá baixar este ano.
Este cenário "bullish", como o Citigroup o descreve, suporta a recomendação do banco de aposta nos títulos de dívida pública portuguesa com maturidade a 30 anos, estimando que o "spread" face às bunds estreite para 120 pontos base.
O Commerzbank tem uma estmativa mais optimista, apontando para que a S&P vai esta sexta-feira rever o "rating" de Portugal em um nível, para "BB+".
No estudo com data de quinta-feira, 20 de Março, o Citigroup inclui seis gráficos que justificam a visão "bullish" do banco para Portugal.