Notícia
Chave para seguir a decisão do BCE
Os números que vão marcar o anúncio de Mario Draghi sobre a compra de activos.
O novo montante total das compras
O programa de aquisição de obrigações de dívida soberana (PSPP, na sigla anglo-saxónica) já tinha sido cortado em Dezembro de 2016. A fase iniciada em Abril, e que termina no final do ano, prevê um montante total de 540 mil milhões de euros. A expectativa do mercado é que o montante global desça para 300 mil milhões. Um valor inferior poderá gerar apreensão.
O valor mensal cai para quanto?
O programa em curso prevê compras mensais de 60 mil milhões de euros. O consenso dos analistas consultados pela Bloomberg aponta para que estas desçam para metade: 30 mil milhões. Uma nota do Société Générale salienta que quanto menor for o valor, mais fácil será colocá-lo depois em zero.
A duração do programa
O consenso aponta para nove meses. O SG salienta que o mercado preferiria um período mais dilatado (12 meses), mesmo que com um valor menor.
Reinvestimento
O BCE continuará a usar o dinheiro que recebe do reembolso das obrigações que tem no balanço para reinvestir. O SG estima que possa ser de 8 mil milhões ao longo de 2018, mas o valor poderá ser superior. "Draghi pode vender isto como a cereja no topo do bolo."
Maturidades
A diminuição da maturidade média das compras tem sido encarada com preocupação. Uma indicação de aposta em títulos com prazos maiores será bem recebida.