Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

António Mexia: Emissão da EDP permite reforçar estrutura de capital com custo competitivo

O líder da EDP realçou a forte procura alcançada pela empresa na emissão de obrigações híbridas realizada esta quarta-feira.

Pedro Nunes/Reuters
23 de Janeiro de 2019 às 19:31
  • ...

A EDP colocou esta quarta-feira 1.000 milhões de euros em obrigações híbridas, com uma taxa de 4,5%, numa emissão em que a procura triplicou a oferta. Para António Mexia, esta emissão permite à empresa reforçar a sua estrutura de capital, com um custo muito competitivo.

"Com este instrumento de dívida subordinada, a EDP reforça a sua estrutura de capital a um custo muito competitivo, ganhando flexibilidade para continuar a desenvolver o seu plano de negócios centrado em energias renováveis", adianta o CEO da elétrica, em comentário à operação hoje realizada.

A companhia pretendia emitir 750 milhões de euros em dívida verde híbrida a 60,25 anos, que têm a opção de serem reembolsados ao fim de 5,25 anos. No entanto, a EDP acabou por elevar em 250 milhões o valor da oferta, face à elevada procura, que atingiu os 2.900 milhões de euros.

"Esta foi uma emissão muito bem recebida pelo mercado, com uma procura que ultrapassou em cerca de três vezes o montante fixado de mil milhões de euros", acrescentou Mexia, adiantando ainda que "este é o primeiro ‘green hybrid’ de uma empresa portuguesa, depois de a EDP em 2015 ter lançado o primeiro instrumento híbrido e em 2018 ter feito a primeira emissão de ‘green bonds’."

Em comunicado enviado à CMVM, a companhia adianta que esta emissão permite-lhe alongar a vida média da dívida do grupo EDP, bem como melhorar as suas métricas de crédito e reforçar a flexibilidade financeira.

Ver comentários
Saber mais EDP obrigações dívida híbrida obrigações verdes António Mexia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio