Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fecho dos mercados: Bolsas, euro e matérias-primas sobem

A Bolsa de Lisboa fechou em "terreno positivo" esta segunda-feira, acompanhando a tendência de ganhos na Europa. O euro está a valorizar e o petróleo e o cobre sobem de mínimos. Os juros da dívida soberana recuam.

Bloomberg
10 de Agosto de 2015 às 17:13
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 subiu 0,52% para 5.618,79 pontos

Stoxx 600 subiu 0,69% para 399,82 pontos

S&P 500 valoriza 1,12% para 2100,77 pontos

"Yield" 10 anos de Portugal recua 4,2 pontos base para 2,410%

Euro avança 0,19% para 1,0988 dólares

Petróleo sobe 2,67% para 49,91 dólares por barril, em Londres

 

Jerónimo Martins, CTT e Nos impulsionam PSI-20

A bolsa de Lisboa subiu esta segunda-feira, após duas sessões no "vermelho", acompanhando a tendência das principais praças europeias. O Stoxx 600, o índice que reúne as 600 maiores cotadas da Europa, avançou 0,7%. A bolsa de Atenas liderou os ganhos, avançando 1,66%, pela terceira sessão consecutiva, apoiada na recuperação das acções do sector bancário.

 

Em Lisboa, a Jerónimo Martins, os CTT e a Nos subiram mais de 1%, impulsionando o PSI-20. O índice avançou 0,52% para 5.618,79 pontos. A retalhista apreciou 1,2% para 13,53 euros, os correios valorizaram 1,95% para 9,478 euros e a Nos ganhou 1,43% para 7,568 euros. A Mota-Engil destacou-se ao apreciar 9,28% para 2,32 euros. A Pharol atingiu um novo mínimo histórico ao recuar 3,78% para 28 cêntimos.

 

Juros e prémio de risco mais baixos

Os juros da dívida portuguesa estão a recuar pela terceira sessão consecutiva, acompanhando a tendência dos países da periferia da Zona Euro. A "yield" das obrigações nacionais a 10 anos está a recuar 4,2 pontos base para 2,410%. Pelo contrário, os juros das "bunds" alemãs estão a apreciar, fazendo cair o prémio de risco para 171,3 pontos.

 

Euribor a três meses estabiliza em mínimo histórico

A Euribor a três meses ficou esta segunda-feira inalterada em -0,024%, o valor mais baixo de sempre, fixado pela primeira vez a 5 de Agosto. As taxas a seis e a nove meses subiram dos actuais mínimos históricos para 0,048% e 0,099%, respectivamente. A Euribor a 12 meses caiu para 0,162%.

 

Euro avança em sessão de progressos no acordo com a Grécia

O euro está a avançar 0,19%, pela quarta sessão consecutiva, para 1,0988 dólares, numa sessão marcada por desenvolvimentos no acordo com a Grécia e pela divulgação dos valores semanais das compras de activos pelo BCE. O banco central revelou que comprou 14.360 milhões de euros em activos, entre 3 e 7 de Agosto, o montante mais elevado das últimas seis semanas.

 

Petróleo impulsionado por importações chinesas

O petróleo está a valorizar esta segunda-feira, invertendo a tendência de queda do início da sessão. O contrato de Setembro do Brent do Mar do Norte, negociado em Londres, que serve de referência para a Europa, está a avançar 3,17% para 50,15 dólares por barril, voltando assim a superar a fasquia dos 50 dólares. O West Texas Intermediate (WTI) para entrega em Setembro valoriza 1,89% para 44,70 doláres no mercado nova-iorquino.

 

A subida surge na véspera da divulgação do relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), com dados sobre a produção do cartel, e no seguimento da publicação de dados da China. A importação de petróleo pelo país aumentou para um valor recorde em Julho, impulsionado pela compra de matéria-prima por pequenas refinarias, mostram os dados preliminares publicados no sábado, dia 8.

 

Chuvas no Chile fazem subir cobre

O cobre está a avançar 2,98%, recuperando de um mínimo de seis anos causado pelo aumento da oferta e diminuição da procura, principalmente na China. As chuvas torrenciais no Chile interromperam a produção de algumas das maiores minas mundiais, aliviando a preocupação dos investidores com a oferta excedentária.    

 

Destaques do dia

 

Acordo para terceiro resgate à Grécia prevê quebra da economia superior a 2%. O governo grego e os credores - que estão a ultimar o acordo para o terceiro resgate à Grécia - definiram como meta um excedente orçamental de 0% este ano. E estimam que a economia contraia entre 2,1% e 2,3%.

Sentix: Avaliação da economia na Zona Euro subiu para máximos de quatro anos. Segundo os resultados dos inquéritos mensais realizados pelo instituto Sentix, a Zona Euro tem atravessado "incólume" a mais recente vaga de turbulência na Grécia.

Compras de activos do BCE atingem valor mais elevado em seis semanas. O banco central da Zona Euro aumentou significativamente as compras de instrumentos de dívida titularizada. Um factor que, juntamente com o maior investimento em "covered bonds", permitiu recuar a aquisição de títulos de dívida pública.

Buffett faz a sua maior aquisição de sempre: 37,2 mil milhões pela Precision Castparts. A Berkshire Hathaway ofereceu 37,2 mil milhões de dólares Precision Castparts. Excluíndo a dívida, está implícito um prémio de 21% por cada acção da empresa que Warren Buffett confessa admirar há muito tempo.

 

OCDE: Retoma da economia portuguesa deverá prosseguir nos próximos meses. Os indicadores compósitos da OCDE, que antecipam inflexões no ciclo económico de cada país, apontam para a continuação do crescimento da actividade em Portugal em Junho.

        

O que vai acontecer amanhã

 

Dados do crédito e depósitos. O Banco de Portugal divulga as estatísticas das instituições financeiras monetárias, relativas a Junho. Entre os dados estarão a concessão de crédito, o mal parado e os depósitos em Portugal.

 

OPEP apresenta relatório mensal. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo publica o relatório mensal do mercado petrolífero, com a produção da Arábia Saudita e do Irão, em Julho.

(notícia actualizada às 18h40)

Ver comentários
Saber mais fecho dos mercados bolsas câmbios euro dólar petróleo juros Euribor OPEP cobre
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio