Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas e petróleo em queda, euro em alta

As bolsas europeias abriram em queda, com analistas surpreendidos com a decisão do banco central do Japão de manter inalterada a política monetária. O petróleo recua nos mercados, mas continua acima de 45 dólares/barril.

Bloomberg
28 de Abril de 2016 às 08:42
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 cai 0,51% para 5.025,06 pontos

Stoxx 600 perde 0,71% para 345,86 pontos

Nikkei desvalorizou 3,61% para 16.666,05 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos caem 2,8 pontos base para 3,158%.

Euro avança 0,36% para 1,1363 dólares

Petróleo em Londres cai 0,85% para 46,78 dólares o barril

Bolsas europeias em terreno negativo

As bolsas europeias abriram em terreno negativo, depois de o Banco do Japão ter decidido esta quinta-feira manter as taxas de juro inalteradas e não aumentar os estímulos à economia, uma decisão que surpreendeu os analistas e está a impactar os mercados.

O Stoxx 600, índice que reúne as 600 maiores cotadas europeias, perde 0,71% para 345,86 pontos, numa altura em que o germânico DAX perde 0,68% para 10.229,85 pontos e o FTSE de Londres perde 0,77% para 6.271,52 pontos.

O principal índice português, o PSI-20, não é indiferente a esta tendência e perde 0,51% para 5.025,06 pontos, pressionado sobretudo pela REN e pela Jerónimo Martins.

A energética afunda mais de 5% numa sessão em que negoceia em ex-dividendo. A retalhista cai 0,66% para 14,26 euros por acção, num dia em que os investidores aguardam os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2016.

Euro avança face ao dólar

A moeda única europeia segue a valorizar 0,36% para 1,1363 dólares, depois da Reserva federal norte-americana ter decidido na última reunião de política monetária manter a taxa de juro de referência inalterada, em linha com as expectativas, reiterando que os aumentos serão graduais.

Juros a 10 anos recuam

Os juros da dívida soberana a 10 anos, prazo de referência, estão a cair 2,8 pontos base no mercado secundário para 3,158%. Esta tendência é acompanhada pela "yield" espanhola, que perde 2,2 pontos base para 1,606% para a mesma maturidade. Os juros da dívida alemã a 10 anos, por sua vez, caem 3,8 pontos base para 0,249%.

Petróleo de Londres nos 46 dólares por barril

O Brent, negociado em Londres e preço de referência para as importações europeias, está a recuar 0,85% para 46,78 dólares por barril. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, cai 0,71% para 45,01 dólares.

A matéria-prima mantém-se acima dos 45 dólares por barril depois das autoridades norte-americanas terem informado o mercado que a produção recuou pela sétima semana consecutiva.

Dados da Energy Information Administration revelados esta quarta-feira mostram que a produção caiu para mínimos de 18 meses. A somar a isto está também a possibilidade, avançada pela agência Interfax,  de a Rússia participar da reunião marcada para Junho entre os membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) onde se irá discutir um eventual congelar da produção para sustentar os preços do ouro negro.

Banco do Japão impulsiona ouro

A matéria-prima soma 0,74% para 1.255,05 dólares por onça, estando a beneficiar da decisão do Banco do Japão em  manter a política monetária, adiando a expansão de estímulos à economia, o que está a penalizar o dólar e a suportar os preços do ouro.

"Parece que o Banco do Japão prefere avaliar por mais algum tempo para aferir a eficácia da taxa de juro negativa introduzida há três meses", diz Vyanne Lai, economista do Banco Nacional da Austrália, citada pela Bloomberg. A decisão do Banco central japonês surpreendeu a maioria dos analistas, que antecipavam um aumento dos estímulos à economia.

Destaques do dia

 

Lucros da Portucel sobem 7% para 44,7 milhões. O volume de negócios da empresa de Pedro Queiroz Pereira foi impactado positivamente pelo negócio de papel, pasta e tissue. A afectar negativamente, esteve a redução do valor de vendas na área de energia.


Os 50 vão ser os novos 100 dólares do petróleo.Desde os mínimos, as cotações da matéria-prima já praticamente duplicaram. Há muitos investidores a tentarem ganhar com uma recuperação que parece estar para ficar. Mas o potencial já não é grande.


Accionistas decidem hoje futuro de Ulrich no BPI. A administração do BPI propõe o fim do limite máximo de idade para entrar na comissão executiva do banco. Fernando Ulrich já estava fora das possibilidades mas a alteração de estatutos sugerida abre as portas à recondução.

Pensões sobem menos de 2% por ano até 2020. O Programa de Estabilidade prevê que só as pensões até cerca de 629 euros sejam actualizadas ao nível da inflação. São mais de dois milhões. As restantes devem perder poder de compra.

Governo oficializa convite a Elisa Ferreira para Banco de Portugal. Os nomes da eurodeputada Elisa Ferreira e o presidente do banco "mau" Luís Máximo dos Santos já estão no Parlamento. Os dois serão agora chamados a falar em audição e alvo de um "relatório descritivo". Depois há a nomeação.

Lacerda Machado escolhido pelo Governo para negociar solução com emigrantes lesados do BES. O Governo nomeou o advogado Diogo Lacerda Machado para tentar negociar uma solução com o Novo Banco para os cerca de 2.000 emigrantes lesados pelo BES, disse à Lusa o presidente da associação que representa estes clientes.

TAP: Governo e Neeleman assinam adenda para adiar acordo. O acordo entre as partes está preso por detalhes de natureza jurídica e deverá ser concretizado dentro de três semanas. No essencial, há entendimento entre o Governo e a Atlantic Gateway.

Taxa dos depósitos pode fixar juros da casa. O Banco de Portugal considera que, no actual contexto, a Euribor não é um bom indicador do financiamento dos bancos. Recomenda, por isso, que seja avaliada a possibilidade de uma nova referência nos empréstimos da casa: a remuneração dos depósitos.

Vendas e lucros do Facebook superam previsões. A rede social liderada por Mark Zuckerberg anunciou um resultado líquido e um volume de negócios acima das expectativas do consenso de mercado. Os investidores gostaram e as acções seguem a disparar 7% no "after-hours".

 

O que vai acontecer hoje

Noruega. Fundo soberano da Noruega divulga resultados do primeiro trimestre

Amazon. Divulga resultados relativos ao primeiro trimestre

Airbus. Divulga resultados relativos ao primeiro trimestre

Vinci. Divulga resultados relativos ao primeiro trimestre
Jerónimo Martins. Divulga resultados relativos ao primeiro trimestre
BPI. Divulga resultados relativos ao primeiro trimestre
PharolDivulga resultados relativos a 2015

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados mercados num minuto bolsa petróleo brent crude matérias-primas euro ouro juro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio