Notícia
Abertura dos mercados: Bolsas europeias sem tendência definida, petróleo em queda e euro em alta
As bolsas europeias estão a negociar sem uma tendência definida esta quarta-feira, depois de duas sessões em queda. Os preços do petróleo estão a recuar nos mercados internacionais e euro está a subir.
Os mercados em números
PSI-20 soma 0,29% para 5.282,17 pontos
Stoxx 600 avança 0,07% para 375,90 pontos
Nikkei cedeu 0,39% para 19.847,58 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos cedem 2,6 pontos base para 2,504%
Euro cresce 0,29% para 1,0674 dólares
Petróleo em Londres desliza 0,54% para 45,87 dólares o barril
Bolsas europeias
As bolsas europeias arrancaram a sessão desta quarta-feira, 25 de Novembro, sem uma tendência definida depois de duas sessões em queda. Ainda esta terça-feira, o sentimento dos investidores esteve centrado na tensão entre Turquia e Rússia. A Turquia abateu um avião da Rússia. Foram, precisamente, as tensões geopolíticas devido a este incidente – a Rússia já tornou público que vão existir consequências sérias – que marcaram a negociação nas praças asiáticas. O japonês Nikkei desvalorizou 0,39% e o Topix recuou 0,70%. Na China, por outro lado, o Shanghai Composite fechou em alta, somando 0,88%.
Na Europa, destaque para o francês CAC 40, que lidera as valorizações ao somar 0,39%. O principal índice holandês soma 0,38%. O Stoxx 600, índice de referência, cresce 0,07%. O PSI-20 sobe 0,29%.
Juros da dívida
Os juros da dívida pública portuguesa estão a recuar no mercado secundário. A dez anos, as "yields" cedem 2,6 pontos base para 2,504%. Isto num dia em que Portugal vai ao mercado com uma emissão de obrigações a dez anos e onde espera alcançar até mil milhões de euros. Entre os restantes países da Zona Euro, as "yields" estão a também a cair. A dívida italiana a dez anos recua 0,2 pontos base para 1,505%. E a dívida alemã segue inalterada a dez anos nos 0,517%. O prémio de risco da dívida nacional está a cair para os 197,7 pontos.
Euro em alta
A moeda única europeia continua – tal como já aconteceu na sessão de ontem - a negociar em alta ligeira, numa altura em que aumenta a especulação de que o Banco Central Europeu (BCE) se prepara para aumentar os estímulos à economia.
O euro 0,29% para 1,0674 dólares.
Petróleo em queda
Os preços do petróleo estão cair nos mercados internacionais, com os investidores a avaliar as previsões que apontam para um aumento das reservas da matéria-prima nos Estados Unidos da América, o maior consumidor mundial. Isto numa altura em que crescem as tensões geopolíticas entre a Turquia e a Rússia depois ter sido abatido um avião militar russo pelas forças turcas.
O West Texas Intermediate desce 0,42% para 42,69 dólares por barril. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, perde 0,54% para 45,87 dólares por barril.
Tensões geopolíticas levam ouro a subir pelo segundo dia
O preço do ouro para entrega imediata está a subir no mercado, avançando 0,5% para 1.080,95 dólares por onça. Esta é a segunda sessão em que a matéria-prima está a negociar em alta. O crescimento das tensões geopolíticas após ter sido abatido um avião russo pela Turquia está a aumentar o apetite dos investidores por activos considerados de refúgio, como é o caso do ouro, de acordo com a Bloomberg.
Destaques do dia
Último leilão do ano ainda vai pagar factura da instabilidade política. Portugal procura financiar-se até mil milhões de euros, naquela que será a primeira operação no mercado desde que António Costa foi indigitado para ser o próximo primeiro-ministro.
Porque estão as cotadas a antecipar dividendos? São já seis as empresas da bolsa nacional que vão antecipar a remuneração aos accionistas, repetindo-se o que aconteceu há cinco anos. Mais do que reservas elevadas, a decisão das cotadas é resultado da incerteza em termos fiscais.
Saiba quanto vão pagar as cotadas até ao final do ano. Seis cotadas já anunciaram que pretendem distribuir pelos seus accionistas quase 600 milhões de euros em dividendos, ainda este ano. A Jerónimo Martins é, sozinha, responsável por quase metade do montante total. Saiba quanto vai pagar cada uma.
Valor dos novos créditos da casa em níveis pré-troika. O capital médio em dívida nos empréstimos assinados nos últimos três meses ascendeu a 85.251 euros, em Outubro. Completou 10 meses consecutivos de aumentos.
António Mosquito vende posição na Soares da Costa. O empresário vendeu a participação de 66,7% na construtora, que tinha comprado em 2014, a dois grupos angolanos. António Mosquito, que quer focar-se em outras áreas de negócio que detém, renunciou já ao cargo de "chairman" da construtora.
BCP é o único banco português com rácio acima da média europeia, segundo a EBA. Os bancos europeus têm melhorado o seu capital de melhor qualidade. O BCP também acompanhou a tendência, ainda que continue a ter o seu capital a beneficiar da ajuda estatal.
António Costa vai tentar provar que é possível fazer diferente. Depois de quatro anos de restrição orçamental, a próxima legislatura marcará o início da inversão de algumas das medidas de austeridade. A maior folga que se sentirá nas carteira dos portugueses será compensada, em parte, com um défice maior. No entanto, Mário Centeno já sabe que terá pouca margem de manobra, caso haja surpresas pelo caminho. Cerca de três quartos da despesa e um quarto da receita são rígidos.
Costa leva o seu Governo avante e faz História. Ao fim de 51 dias, Cavaco Silva aceitou indicar António Costa para primeiro-ministro. É a primeira vez que o segundo classificado nas eleições consegue luz verde para formar Governo. Os socialistas querem agora governar o mais rápido possível.
O que vai acontecer hoje
- INE. Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, em Outubro.
EUA. Encomendas de bens duradouros, em Outubro [anterior: -1,2%; estimativa: 1,5%].
EUA. Índice PMI da Markit para os serviços e global, em Novembro [anterior: 55,0 pontos].
EUA. Venda de novas casas, em Outubro [anterior: -11,5%; estimativa: 6,8%].
Zona Euro. Entrada em circulação da nova nota de 20 euros.