Notícia
Petróleo em alta ligeira após mínimos de seis semanas
A matéria-prima regista valorizações ligeiras nos mercados internacionais, depois do anúncio das sanções da União Europeia e dos Estados Unidos junto de responsáveis russos e ucranianos.
O “brent”, índice de referência para Portugal, sobe 0,26%, para os 106,52 dólares. A cotação para entrega em Maio está a recuperar do valor de fecho de ontem (106,24 dólares), mínimos das últimas seis semanas. O WTI, negociado em Nova Iorque, está a ganhar 0,15%, para os 98,23 dólares.
O petróleo recupera, assim, de mínimos de seis semanas. Esta segunda-feira foram anunciadas sanções da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos sobre vários responsáveis russos e ucranianos. Mas para o administrador da Zug, empresa de pesquisa da suíça Petromatrix GmbH, Olivier Jakob, as medidas de congelamento de bens e de restrições de viagem no espaço comunitário são “fracas”. Citado pela Bloomberg, o responsável afirma que os mercados não estão a tratar da tensão na região da Crimeia como uma “prioridade”.
Para um outro analista consultado pela agência noticiosa norte-americana, Michael Wittner, líder do departamento de pesquisa de mercado petrolífero da Societe Generale: “a Europa precisa do petróleo e a Rússia necessita de dinheiro”. “A lógica e a racionalidade são fortes argumentos para que nem os europeus (apoiados pelos Estados Unidos), nem os russos usem o petróleo como arma”.