Notícia
Petróleo abranda perdas após nova queda das reservas
As reservas de crude no mercado norte-americano recuaram pela quarta semana consecutiva. O preço da matéria-prima continua em queda mas menos acentuada do que no início da sessão.
O preço do WTI, negociado em Nova Iorque, perde 0,02% para 48,48 dólares, enquanto o barril de Brent, negociado em Londres e referência das importações europeias, recua 0,62% para 49,52 dólares.
A oferta de crude na primeira metade do ano é cerca de 40% inferior à estimada pela agência um mês antes, devido ao consumo mais robusto do que anteriormente antecipado e aos problemas que levaram à quebra da produção da matéria-prima, adiantou a AIE. Ainda que estime um reequilíbrio entre a oferta e a procura, a instituição vê pouca margem para um aumento significativo dos preços do petróleo, devido ao excesso de produção acumulado nos últimos anos.
Os preços do petróleo têm vindo a recuperar nos últimos meses. A matéria-prima dispara 80% desde os mínimos de 12 anos registados em Fevereiro, tendo superado na semana passada a barreira dos 52 dólares em Londres. A sustentar as cotações está sobretudo a quebra da produção nos Estados Unidos e as melhores perspectivas para a China.
(Notícia actualizada às 17:11)