Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP aumenta produção de petróleo para máximos de três anos

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentou a produção de petróleo em Setembro, estimando um aumento da procura, resultante da queda de oferta nos concorrentes, revela o relatório mensal.

Bloomberg
12 de Outubro de 2015 às 14:07
  • ...

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) produziu 31,57 milhões de barris por dia, em Setembro, o valor mais elevado desde 2012, revela o relatório mensal da organização, publicado esta segunda-feira. O grupo aumentou a produção em 109,2 mil barris diários, face ao mês anterior, com o Iraque a liderar o aumento da oferta. Pelo contrário, a Arábia Saudita – o principal produtor do grupo – e o Irão – que tem centrado as atenções devido à possibilidade de aumentar a oferta no seguimento do acordo nuclear – reduziram a produção.

Ao contrário da tendência de crescimento de produção no grupo, a OPEP estima uma redução da oferta nos EUA em 130 mil barris diários em 2016, na sequência do impacto no investimento provocado pela queda dos preços do barril de petróleo, devido à oferta excedentária. "Em 2016, o cancelamento ou adiamento de investimentos em projectos de extracção de petróleo deverá continuar, provocando uma contracção" da oferta, refere a OPEP no relatório.

Para compensar essa redução fora do grupo, a OPEP aumentou em 500 mil barris a estimativa para a oferta que necessita produzir em 2016, para um total de 30,8 milhões barris diários, um valor inferior à produção em Setembro. A OPEP reviu também em alta a estimativa de crescimento da procura global de petróleo em 2015, mas cortou a sua estimativa global para 2016.

O petróleo está a avançar ligeiramente nos mercados internacionais. O Brent, negociado em Londres, que serve de referência para a Europa, sobe 0,09%, para 52,72 dólares. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, valoriza 0,04% para 49,66 dólares por barril. 

Ver comentários
Saber mais OPEP petróleo WTI Brent Arábia Saudita Irão Iraque EUA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio