Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Euro e petróleo em alta. Bolsas europeias sem tendência definida

As bolsas europeias arrancaram a semana sem uma tendência definida, depois da sessão na Ásia ter sido de ganhos. Os preços do petróleo estão a subir e o euro está a ganhar terreno face ao dólar.

Bloomberg
12 de Outubro de 2015 às 08:40
  • 1
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 desce 0,30% para 5.502,07 pontos

Stoxx 600 sobe 0,10% para 363,17 pontos

"Yield 10 anos de Portugal soma 2 pontos base para 2,422%

Euro soma 0,07% para 1,1366 dólares

Petróleo cresce 0,68% para 53,01 dólares por barril

 

Bolsas europeias

As bolsas europeias arrancaram a semana sem uma tendência definida, isto depois na semana passada terem registado a melhor semana desde Julho. O Stoxx 600, índice de referência, soma 0,10%. Do lado do ganhos está também o espanhol IBEX 35, que cresce 0,10%, o germânico DAX, que avança 0,31%, e o principal índice italiano, que soma 0,11%. Por outro lado, no vermelho, segue o PSI-20, que desce 0,30%, o britânico Foostsie, que recua 0,15% e o francês CAC 40, que desce 0,27%.

Na Ásia, a sessão foi de ganhos, numa dia em que as praças japonesas não negociaram por ser feriado no país. Na China, o Shanghai Composite Index encerrou a subir 3,28%. Isto numa altura em que o mercado especula que o governo chinês vai aumentar os estímulos e em que os investidores estão ainda de olhos postos na Reserva Federal dos Estados Unidos tentando perceber quando vai ocorrer uma alteração de política monetária.

Na semana passada, foram reveladas as minutas do encontro do banco central em Setembro. O documento mostrou que a turbulência que, em Agosto, a China criou nos mercados fez soar os sinais de alarme e, por isso, a instituição liderada por Janet Yellen decidiu adiar a decisão de subir os juros. Entretanto, este domingo, 11 de Outubro, o vice-presidente da Fed, Stanley Fischer, afirmou que o banco central norte-americano prevê uma primeira subida das taxas de juro antes do fim do ano, mas afirmou que esta "previsão" não é "uma promessa".

Juros da dívida nos 2,4%

Os juros da dívida pública portuguesa estão a subir no mercado secundário. A dez anos, o prazo de referência, as "yields" avançam 2,0 pontos base para 2,422%. No caso da dívida alemã, não ser verifica uma tendência definida. O prémio de risco da dívida portuguesa está a subir para os 180,3 pontos.

Euro nos 1,13 dólares

A moeda europeia está a ganhar terreno face ao dólar, apreciando 0,07% para 1,1366 dólares. A contribuir para este comportamento está o facto de a confiança dos investidores em relação ao fortalecimento do dólar estar a diminuir, dado que a Fed indicou que poderá subir os juros ainda este ano.

 

Petróleo em alta

Os preços do petróleo estão a subir nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, soma 0,79% para 50,02 dólares por barril. E o Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações nacionais, avança 0,68% para 53,01 dólares por barril. A impulsionar a evolução da matéria-prima está a especulação de que um aumento da procura pode aliviar o excesso de oferta que existe no mercado. O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Abdalla Salem El-Badri, afirmou este domingo que a expectativa é a de aumento da procura e que oferta por parte de países que não integram o cartel diminua. "Na OPEP estamos esperançosos que a indústria vá assistir a um mercado petrolífero mais equilibrado em 2016", afirmou, citado pela Bloomberg. "Recentemente assistimos a uma contracção da produção de alguns produtores que não pertencem à OPEP e a uma aceleração do crescimento da procura", acrescentou.

Ouro em alta

O preço do ouro está a subir 0,80% para 1165,81 dólares por onça. A contribuir para esta cotação do metal amarelo está o facto de os investidores estarem a tentar perceber quando é que a Fed vai subir os juros. Isto depois de o vice-presidente da instituição ter dito que o banco central norte-americano prevê uma primeira subida das taxas de juro antes do fim do ano, mas afirmou que esta "previsão" não é "uma promessa".

Destaques do dia  

Galp produz mais petróleo e produtos petrolíferos. A Galp aumentou os volumes de produção de petróleo e a refinação. As vendas também subiram se incluídos todos os segmentos. Mas tanto nos produtos petrolíferos como no gás natural as vendas ao consumidor final caíram.

Nuno Marques: "Novo Banco é mais um risco para uma actividade arriscada"O gestor do Millennium Acções Portugal diz que a banca nacional está a transaccionar a níveis atractivos, mas alerta para os problemas tem para gerar resultados. A subida de comissões não é suficiente.

 
Nuno Marques: "Há cada vez menos investidores na bolsa nacional"O gestor de acções nacionais do Millennium mantém a confiança na evolução do mercado accionista português. Ainda assim, alerta para a baixa liquidez e diversificação no PSI-20, que limitam o investimento.

O que vai acontecer na segunda-feira

OPEP. Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) publica relatório mensal.

INE. Índice de preços no consumidor, em Setembro.

INE. Índice de Produção, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Construção e Obras Públicas, em Agosto.

 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados petróleo Brent Crude West Texas Intermediate euro bolsas europeias Stoxx 600 Fed Reserva Federal dos Estados Unidos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio