Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis vão ter maior descida em nove meses

A forte queda do petróleo nos mercados internacionais vai reflectir-se nos preços dos combustíveis em Portugal a partir de segunda-feira. O gasóleo regista a queda mais acentuada.

Reuters
04 de Novembro de 2016 às 11:13
  • ...

Os preços dos combustíveis vão registar uma descida acentuada a partir da próxima segunda-feira nos postos de abastecimento em Portugal, reflectindo a forte desvalorização da matéria-prima nos mercados internacionais ao longo desta semana.

 

Os cálculos do Negócios, com base nas cotações disponíveis na Bloomberg, apontam para uma descida de 3,5 cêntimos no preço de venda do gasóleo a partir de segunda-feira. A confirmar-se, será a queda mais acentuada neste combustível desde a penúltima semana do ano passado.

 

A gasolina também desce, mas de forma menos acentuada. A evolução das cotações da matéria-prima aponta para uma redução de 2 cêntimos por litro, o que representa a baixa mais forte desde a última semana de Janeiro.

 

A maior queda nos preços dos combustíveis em Portugal no espaço de nove meses vai anular cinco semanas consecutivas de agravamento dos preços, que regressam assim aos níveis que se verificavam no início de Outubro.

 

De acordo com a Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), na passada segunda-feira o preço médio de venda do gasóleo simples era de 1,189 euros, pelo que tem margem para descer para 1,15 euros na próxima semana. Já o litro da gasolina simples deverá ficar com um preço médio abaixo de 1,39 euros.

 

A descida de preços esta semana reflecte a descida das cotações das matérias-primas nos mercados internacionais. A tonelada métrica do gasóleo (em euros), desceu 8,5%, enquanto a queda da tonelada métrica da gasolina aproximou-se de 4%.

 

Estas descidas reflectem a queda do petróleo nos mercados, numa semana em que alguns países membros da OPEP deram sinais de divergência sobre os cortes na produção e as reservas de crude nos EUA aumentaram de forma acentuada. O factor cambial (o euro recuperou terreno face ao dólar) também contribuiu para a descida mais acentuada dos combustíveis para os consumidores portugueses.

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasóleo gasolina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio