Notícia
Atualização da taxa de carbono anula descida dos combustíveis. Gasolina sobe ligeiramente
O Governo atualizou pela terceira semana consecutiva a taxa de carbono, que estava congelada desde agosto de 2023, o que vai anular uma queda dos preços do gasóleo. A gasolina deverá subir para 1,647 euros.
Uma nova atualização da taxa de carbono - que acontece pela terceira semana consecutiva - vai deixar os preços dos combustíveis praticamente inalterados, com a gasolina a registar uma subida muito ligeira.
O gasóleo deverá manter-se inalterado nos 1,526 euros por litro, ao passo que a gasolina deverá subir 0,5 cêntimos por litro, fixando-se nos 1,647 euros por litro, avançou fonte do setor ao Negócios.
O impacto da nova atualização da taxa de carbono tem um efeito no PVP de 2 cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina, sendo que o impacto acumulado no preço de venda desde 26 de agosto - data da primeira atualização, é de 7,5 cêntimos no gasóleo e 6,9 cêntimos na gasolina.
O movimento dos preços destes dois derivados do petróleo acompanha também o desempenho do preço do crude. Neste final de semana, o "ouro negro" segue em alta, a caminho de encerrar a semana em terreno positivo pela primeira vez em mais de um mês. A tempestade Francine continua a causar disrupções na produção de crude no Golfo do México e a dar ímpeto aos preços da matéria-prima, apesar de ter perdido, entretanto, força e o título de furacão.
Recorde-se que o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento low cost.