Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Platina é a mais recente vítima da crise da dívida grega

Os preços da platina caíram na segunda-feira para um mínimo de seis anos. O metal precioso está a ser penalizado pelo impasse nas negociações da Grécia com os seus credores, uma vez que se estima uma diminuição das vendas de automóveis na Europa, para onde é escoada 25% da produção de platina.

A carregar o vídeo ...
Platinum Market Latest Victim in Greek Debt Turmoil
16 de Junho de 2015 às 01:14
  • ...

A platina segue a perder terreno nos principais mercados internacionais. Essencialmente usada nos aparelhos de controlo de poluição dos automóveis, conta com cerca de 25% da sua procura mundial na Europa. Com o impasse nas negociações da Grécia com a troika, aumentam os receios de que a procura de automóveis na Zona Euro diminua, o que está a penalizar este metal precioso.

 

Só em Abril, as vendas de veículos na Europa diminuíram 24%, naquela que foi a terceira descida mensal em 2015, refere a Bloomberg.

 

Desde o início do ano, a platina acumula uma queda de 10%, sendo a maior queda entre os metais preciosos.

 

A Grécia "põe em risco o resto da Europa, o que, por seu lado, está a ter impacto na procura de platina", comentou à agência noticiosa um estratega de matérias-primas da TD Securities, Mike Dragosits.

 

"A atender às informações de alguns dos principais países europeus, como a Alemanha, Reino Unido e França, será de esperar que as vendas de automóveis tenham caído, agregadamente, em Maio", acrescentou o mesmo responsável.

 

Na bolsa de Nova Iorque, os preços dos futuros da platina para entrega em Julho fecharam na segunda-feira a cair 0,7% para 1.088,60 dólares por onça, depois de terem chegado a estar nos 1.077,20 dólares – o valor mais baixo desde Maio de 2009.

 

Ver comentários
Saber mais Grécia Zona Euro platina
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio