Notícia
Ouro cai para mínimos de mais de dois anos
Perspectiva de retirada de estímulos por parte da Fed está a fazer afundar o preço do ouro, que cai para mínimos de Janeiro de 2011 e já perde 21% no ano.
O ouro tocou esta manhã os 1.319,76 dólares por onça, mínimo de mais de dois anos, com o dólar a acentuar os ganhos depois de o presidente da Reserva Federal dos EUA dizer que deverá "moderar" o ritmo a que está a comprar títulos de dívida no mercado, no âmbito do programa de estímulo iniciado em Setembro.
E se a economia evoluir como prevê a Fed, que se mostrou mais optimista do que no passado, o programa poderá terminar “em meados de 2014”, acrescentou Ben Bernanke.
O preço do ouro está a descer 2,71%, tendo já estado a cair mais de 3% esta sessão, e aprofunda a queda anual para 21%. O preço do ouro dirige-se para o primeiro ano negativo desde 2000.
"Os preços do ouro, durante tanto tempo o porto de abrigo favorito dos investidores, estão a aproximar-se de território precário depois da declaração de ontem da Reserva Federal", diz em nota enviada aos clientes Michael Hewson, analista do CMC Markets. "Há um risco de que as perdas se acentuem se o nível dos 1.300 dólares for quebrado de forma significativa", acrescenta o analista, na nota a que o Negócios teve acesso.