Notícia
Chevron encerra plataforma de gás ao largo da costa de Israel
A energética cumpriu, assim, a indicação do Ministério da Energia israelita. Este facto, associado à fuga de um gasoduto entre a Finlândia e a Estónia, já levou o gás negociado em Amesterdão a escalar 12%.
A Chevron vai encerrar a plataforma de gás de Tamar, situada ao largo da costa de Israel, por indicação do Ministério da Energia país, informou esta segunda-feira a energética em comunicado, citado pela Bloomberg.
A plataforma de Tamar produz diariamente entre 7,1 milhões a 8,5 milhões de metros cúbicos de gás natural. A plataforma Leviathan manterá a sua produção.
A decisão do Estado de Israel surge na sequência do conflito com a Palestina, após o ataque surpresa que as milícias do Hamas iniciaram no sábado a partir de Gaza e que já fez mais de 1.100 mortos de ambos os lados.
Pela Europa, ainda antes deste comunicado, o preço do gás negociado em Amesterdão (TTF) – referência para o bloco – chegou a valorizar mais de 9%, depois de ter sido descoberta uma fuga no gasoduto na região do Mar Báltico.
Na manhã deste domingo foi detetada uma possível fuga num gasoduto submarino que liga a Finlândia à Estónia, o que levou ao encerramento temporário desta infraestrutura.
A Gasgrid Finland e a Elering, as operadoras de gás da Finlândia e da Estónia, afirmaram ter notado uma queda invulgar na pressão do gasoduto, altura em que decidiram cortar, temporariamente, o fluxo de gás.
Entretanto, o TTF intensificou a subida e chegou a subir mais de 12%, estando a somar 11,45% para 42,610 euros por megawatt-hora.