Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Atestar o depósito com diesel já é 18 euros mais caro do que em 2021

Desde o início do ano, o custo do gasóleo nos postos de abastecimento aumentou 25%, enquanto a gasolina ficou 16% mais cara.

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
Pedro Brutt Pacheco
06 de Março de 2022 às 09:30
  • Partilhar artigo
  • ...

O petróleo e os derivados (gasolina e gasóleo) arrancaram em 2022 com um "rally" nas cotações devido ao impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia. Desde o início do ano, o custo do gasóleo nos postos de abastecimento aumentou 25%, enquanto a gasolina ficou 16% mais cara. O peso para as carteiras das famílias sobe ainda mais com o disparo esperado na segunda-feira. 

...

Ver comentários
Saber mais Ucrânia Rússia economia negócios e finanças energia gasóleo macroeconomia preços
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio