Notícia
Troféus de Pelé vão a leilão
Cerca de 2.000 objectos que marcaram a carreira do Rei do Futebol, como a bola com que marcou o milésimo golo, vão à praça no início de Junho. O mercado espera que as aquisições possam chegar aos 900 mil euros.
O antigo jogador de futebol brasileiro Pelé vai leiloar mais de duas mil peças, entre medalhas e troféus, anunciou esta quinta-feira, 10 de Março, a leiloeira londrina Julien's Auctions, que organiza a venda.
A ida à praça de objectos tão simbólicos como as medalhas de ouro que ganhou em três mundiais (1958, 1962 e 1970) ou as chuteiras utilizadas no filme "Fuga para a Vitória" de 1981, pode vir a render um milhão de dólares (893 mil euros), segundo leiloeiras contactadas pela Reuters.
A colecção inclui ainda a coroa que recebeu quando protagonizou o milésimo golo da sua carreira, em 1969 – oferecida pelo América, do México, durante o Torneio Internacional de Santiago, no Chile - e uma réplica do troféu Jules Rimet (a taça do mundo usada de 1930 a 1970).
De acordo com a Julien's Auctions, esta é a primeira vez que o Rei do Futebol coloca peças da sua vida desportiva à venda de forma organizada.
"Pelé é como a Marilyn Monroe do mundo do desporto. É um grande ícone e um grande embaixador para o futebol", disse Martin Nolan, director executivo da leiloeira, à Reuters.
As peças de "Pelé: A Colecção" fazem uma retrospectiva do percurso do futebolista desde a entrada no Santos FC em 1956 até ter sido nomeado embaixador vitalício do clube brasileiro em Dezembro de 2014.
Os objectos vão estar expostos entre 1 e 6 de Junho e vão à praça a 7, 8 e 9 de Junho em Londres.