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Telemóveis com "Windows inside"

O movimento da Microsoft para as plataformas móveis já tem um histórico de alguns anos. Antes do iPhone ser uma realidade e do Android ter captado a imaginação com a promessa de uma plataforma aberta, a Microsoft já tinha estendido o seu domínio nos...

19 de Novembro de 2009 às 09:41
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A Microsoft já é um actor poderoso no mercado de smartphones, mas a marca ainda não era conhecida da maioria dos utilizadores. Com o novo Windows Phone a empresa quer mudar a situação, ajudada por algumas propostas interessantes das fabricantes.


O movimento da Microsoft para as plataformas móveis já tem um histórico de alguns anos. Antes do iPhone ser uma realidade e do Android ter captado a imaginação com a promessa de uma plataforma aberta, a Microsoft já tinha estendido o seu domínio nos sistemas operativos de computador para os telemóveis, traduzindo o mesmo modelo que sempre teve: fazer o software, idealizar conceitos e deixar os fabricantes de hardware concretizá-los.


Aplicações com criatividade portuguesa

Fazer uma cópia de segurança do telemóvel de forma automática, aceder a contactos, mensagens e SMS online e localizar o telefone são algumas das possibilidades que o novo serviço My Phone traz aos utilizadores de telemóveis com sistema operativo da Microsoft.

Algumas das aplicações são de uso gratuito, mas outras pertencem à classe dos serviços "premium", exigindo pagamento de uma tarifa.

O My Phone foi desenvolvido em Portugal, no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Tecnologias de Mobilidade que resultou da aquisição da Mobicomp pela Microsoft, no Verão do ano passado. Apesar de ter sido lançado com o Windows Phone, e a nova versão do sistema operativo Windows Mobile 6.5, o My Phone está acessível para quem tem versões mais antigas do Windows Mobile no seu telemóvel, garantindo as mesmas funcionalidades.

Nos serviços "à borla" contam-se as cópias de segurança, altamente recomendadas para os telemóveis que têm um papel cada vez mais central numa série de informação, não só de contactos mas de fotos e música.

A partilha de imagens em sites de redes sociais é outra das funcionalidades que está disponível, e ajuda também a "mostrar" as fotos que captou, ao mesmo tempo que as salvaguarda face a perdas. Ao criar a conta no serviço My Phone pode também ter acessíveis os dados dos contactos, agenda e SMS a partir do browser, sem depender do acesso ao telefone.

Estes serviços não são totalmente originais na plataforma móvel da Microsoft nem noutros sistemas operativos móveis, mas bem explorados podem fazer a diferença entre substituir facilmente o telemóvel ou perder muito tempo a tentar recuperar dados perdidos…

Para além dos serviços grátis, o MyPhone conta com três serviços Premium. A segurança está também no centro das preocupações, com a possibilidade de bloquear remotamente o telemóvel, para o caso de perda ou roubo do terminal, assim como a limpeza completa de todos os dados, também de forma remota. Por enquanto limitado aos Estados Unidos, o pack de serviços Premium contempla também a possibilidade de conhecer a última localização do telemóvel.

Todos os serviços podem ser experimentados até 30 de Novembro de forma gratuita e, depois disso, a primeira utilização será sempre grátis, sendo que haverá "pacotes" de serviços que podem incluir 3 toques, 3 localizações, 1 bloqueio e uma limpeza da informação por 4,99 euros.


A verdade é que, apesar desta estratégia ter resultado de forma perfeita nos computadores pessoais, o mesmo não aconteceu nos telemóveis. A existência de um domínio forte de fabricantes como a Nokia, a Motorola e a Ericsson, que mantinham as suas próprias plataformas de software, tornou a conquista deste segmento mais complicada. A própria ideia de um sistema operativo móvel, onde é possível fazer o mesmo que no PC, também não era apelativa à maior parte dos utilizadores, sendo os smartphones com Windows Mobile rapidamente apelidados como "telemóveis para geeks".

Com a renovação das versões a Microsoft foi apurando a oferta, com interfaces mais simplificados e a grande mais valia da integração fácil com os sistemas empresariais, sobretudo o correio electrónico do Outlook e do Exchange, cativando mais fãs e sendo ajudada pela adesão das principais fabricantes ao conceito.

O lançamento em Outubro do Windows Phone permitiu à Microsoft um volte-face táctico, colocando no mercado o seu mais robusto sistema operativo para telemóvel, com maior integração entre componentes e uma oferta forte de modelos de equipamentos, com mais de 30 modelos lançados até ao final do ano e suportados por diversos fabricantes. Uma estratégia que parece estar condenada a marcar no mapa o investimento da empresa de Redmond na plataforma móvel e a desafiar o domínio de outros concorrentes, como a Apple ou a Nokia. E também a afastar definitivamente a ideia de "telefone profissional", adaptando-se às diferentes necessidades dos utilizadores.

Três actos de uma estratégia
Dentro do Windows Phone cabe uma investida em três actos: um novo sistema operativo mais robusto, potente e fácil de utilizar, o Windows Mobile 6.5; o lançamento da loja de aplicações Windows Marketplace for Mobile; e ainda um pacote de aplicações "made in Portugal", o My Phone, que já tinha sido antecipado em Fevereiro no GSM World.

O modelo de negócio é o mesmo. A Microsoft não vai fabricar terminais e mantém a porta aberta para o desenvolvimento de aplicações por terceiros. Estas vão ter lugar marcado no Windows Marketplace for Mobile, a loja de aplicações que pretende reunir as milhares de aplicações produzidas para o Windows Mobile que até agora estavam dispersas pelos portais dos parceiros da empresa e que o utilizador pode experimentar e "devolver" no espaço de 24 horas se não ficar satisfeito com a sua utilização.





6 Opções nos operadores portugueses

No lançamento do Windows Phone a Microsoft aliou-se à TMN, mas todas as operadoras nacionais têm ofertas de equipamentos e serviços para a nova plataforma da empresa. As opções são variadas à medida dos gostos de utilização e da disponibilidade financeira. A nível internacional os Windows Phone devem chegar a 30 modelos diferentes até ao final do ano.





HTC Touch 2

€309,9

Operador: Optimus
Características: Ecrã touch de 2,8 polegadas, leitor de MP3 e câmara de 3,2 megapixels, sintonizador de GPS.

A HTC é uma das marcas que mais cedo foi fiel ao Windows Mobile, embora diversificando as apostas pelos sistemas operativos móveis possíveis. O ecrã LCD TFT de 2,8 polegadas não desilude quem já está habituado a explorar as potencialidades do toque, simplificadas pelo interface TouchFlo 3D. A ligação Wi-Fi, o suporte ao Exchange da Microsoft e a conectividade HSDPA estão entre as características esperadas, embora a câmara de 3,2 megapixels não corresponda às expectativas de quem já decidiu "casar" definitivamente as fotografias de oportunidade com o telemóvel.





LG GM750

€269,9

Operador: Vodafone
Características: Ecrã táctil de 3 polegadas, câmara de 5 megapixels, GPS, conectividade Wi-Fi, memória expansível a 32 GBytes com cartão microSD.

A LG foi uma das fabricantes que se apressou a mostrar os novos terminais Windows Phone ainda antes do lançamento oficial da nova marca e sistema operativo, com três modelos diferentes. A Vodafone garantiu o exclusivo do LG GM750 em vários países da Europa, tirando partido das vantagens da câmara de 5 megapixels, do ecrã de 3 polegadas e das funcionalidades multimédia, exploradas pelo interface de utilizador S-Class. Em 2010 devem ser lançados mais uma dezena de Windows Phone da marca coreana, mas nem todos vão chegar ao mercado português.







TMN Bluebelt

€199,9

Operador: TMN
Características: teclado QWERTY, ecrã táctil de 2,5 polegadas, GPS, câmara de 5 megapixels,
ligação HSDPA.

Este herdeiro do bem sucedido Bluebelt volta a contar com a concepção da TMN e o fabrico da chinesa ZTE para garantir qualidade e facilidade de utilização. O interface está todo configurado ao jeito da operadora do Grupo PT e não falta a ligação ao serviço de televisão Meo, os conteúdos noticiosos do SAPO, a bolsa e o desporto, assim como o acesso à Music Box. A câmara foi melhorada em relação ao modelo anterior e garante agora 5 megapixels e mais uma vez a TMN conseguiu um preço convidativo...











TMN Silverbelt

€219,9

Operador: TMN
Características: ecrã touch de 3 polegadas, GPS, HSDPA, câmara de 5 megapixels e um cartão de memória de 4 GBytes.

Este modelo resulta também da parceria entre a TMN e a ZTE, mas agora com ecrã de toque integral, o que encarece o preço final mas o torna mais equiparado aos outros modelos Windows Phone que já chegaram ao mercado português. Tal como o Bluebelt, pode contar com uma licença vitalícia do software de navegação da NDrive, com pontos de referência adaptados ao mercado português e acesso a informação de trânsito. Com fidelização a um dos planos de preço da operadora o custo inicial do telemóvel pode ser de apenas 49,99 euros.















Samsung Omnia II i8000

€469,9

Operador: TMN
Características: ecrã táctil AMOLED de 3,7 polegadas, 8 GBytes de memória interna, câmara de 5 megapixels com auto-focus e flash, GPS, ligação HSDPA.

Tal como a anterior geração Omnia, o novo modelo da Samsung tem o sistema operativo Windows Mobile, mas com o interface TouchWiz 2.0 da marca, que explora o ecrã de 3,7 polegadas (o maior de todos os Windows Phones em Portugal) de tecnologia AMOLED, para melhor qualidade da imagem. O suporte GPS, a ligação HSDPA e a reprodução de vídeos e música são também características a recordar, assim como a memória de base de 48 GBytes que permite guardar todos os conteúdos.













Samsung Lite B7300

€294,9


Operador: TMN
Características: Ecrã táctil de 3 polegadas, câmara de 3 polegadas com auto-focus, flash
e zoom.

Numa gama mais baixa do que o Omnia, o Samsung Lite não desilude pela facilidade e rapidez de utilização, embora a câmara fotográfica não seja das melhores. A velocidade de acesso à Internet fica também numa fasquia mais abaixo, e é a mais reduzida de todos os modelos aqui mostrados, não ultrapassando os 3,6 Mbps, o que pode fazer a diferença para quem descarrega muitos conteúdos, sobretudo música e vídeo. Pode contar também com a ligação facilitada aos serviços da TMN e um preço com plano de fidelização de 59,99 euros.
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