Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tarifários jovens ganham novos serviços

Os chamados tarifários jovens estão de pedra e cal no mercado. São uma aposta dos três operadores móveis - no caso da Vodafone até com dois sabores - e ao longo do último ano têm-se tornado cada vez mais propostas de comunidade. Já o eram pelo...

29 de Outubro de 2009 às 09:34
  • ...


Moche, Tag, Extravaganza e Extreme. São nomes de tarifárias mas funcionam também como marcas que se vêm afirmando junto das franjas mais jovens do mercado. Os preços mantêm-se estáveis mas os serviços associados multiplicam-se.


Os chamados tarifários jovens estão de pedra e cal no mercado. São uma aposta dos três operadores móveis - no caso da Vodafone até com dois sabores - e ao longo do último ano têm-se tornado cada vez mais propostas de comunidade. Já o eram pelo conceito subjacente - comunicações gratuitas entre clientes do mesmo tarifário - e são-no cada vez mais também pela oferta de serviços que os operadores lhes associam.

Para quem consegue "chamar" todos os contactos para dentro de um mesmo tarifário ou usa sobretudo a sua rede de origem, as propostas disponíveis podem ser interessantes, assim como para quem gosta de manter o perfil actualizado nas redes sociais ou, por razões pessoais ou até profissionais, usa bastante o serviço de mensagens instantâneas.

O acesso a serviços de mensagens instantâneas é uma aposta das três operadoras desde o primeiro momento, com acesso gratuito para os pares do mesmo tarifário. Existem no entanto diferenças, com a Vodafone manter-se a única a oferecer acesso pelo serviço de mensagens instantâneas dos seus tarifários sub-18 aos serviços mais populares do mercado, o MSN da Microsoft e o IM da Yahoo.

Mais recente é a aposta da operadora, e também da Optimus, na disponibilização de uma aplicação que permite aos "seus adolescentes" levarem o telemóvel para o PC. O Webphone tem instalação gratuita no PC e permite levar para esse ambiente a maior parte das funcionalidades do telemóvel. Garante chamadas e mensagens gratuitas entre PC e com os mesmos preços do tarifário para comunicações entre PC e telemóvel. Em sentido inverso, permite receber as mensagens ou as chamadas do telemóvel no PC e documentar aí todos os registos. O Webphone não é uma exclusividade destes tarifários jovens mas tem sido aposta dos operadores promoverem-no junto deste "target", enquanto factor diferenciador. É aliás para este universo que se torna mais apelativo, já que cria mais um espaço para tirar partido das comunicações gratuitas no universo do tarifário do utilizador.

Mas a tendência que mais se intensifica nestas ofertas é mesmo a de tentar tirar partido do sucesso das comunidades "on-line" e da apetência do público mais jovem - e não só - por estas plataformas. Prova disso é a parceria da TMN com o Facebook, a rede social que mais tem crescido em todo o mundo, somando já mais de 300 milhões de utilizadores.

A parceria dá aos clientes da operadora com o tarifário Moche acesso gratuito à rede social.

Compare preços e as "borlas" oferecidas pelos operadores e defina qual a proposta que mais lhe convém.
Todos os meses os clientes podem aceder à Internet sem custos para navegar no serviço (até atingir o "plafond" de tráfego de 10 MB). Uma aplicação disponibilizada recentemente pela operadora passou também a permitir a actualização do perfil no serviço através do telemóvel, sem chegar a entrar na rede social. Mensagens de texto e MMS podem ser enviados para o perfil através do telemóvel em troca de 0,05 ou 0,10 euros por mensagem, respectivamente.

Uma parceria com o Twitter permite o mesmo tipo de interacção entre telemóvel e rede social. O utilizador pode actualizar o perfil a partir do telemóvel e receber também aí os "tweets" de terceiros e as mensagens que lhe são dirigidas no serviço. Mais uma vez, o serviço não é uma exclusividade para os clientes Moche mas estes são os eleitos para usufruir dele gratuitamente até final do ano desde que não excedam as 200 mensagens diárias, o mesmo limite e preçário aplicado à parceria com o Facebook, também abrangida pela promoção.

A Optimus - que acaba de lançar uma aplicação que também permite actualizar as contas "on-line" no Facebook, Hi5 e MySpace através do telemóvel, mas sem condições especiais para o segmento jovem - reagiu à apetência crescente pelas redes sociais criando uma para os utilizadores do Tag.

Promover a comunicação entre membros e a publicação de conteúdos, de texto e imagem é o objectivo da plataforma que se usa no PC mas que também pode ser vista através do telemóvel se o utilizador subscrever acesso à Internet. Como incentivo, para a utilização deste e outros serviços só disponíveis "on-line" a operadora oferece o primeiro mês de acesso à Internet a quem se estreia no tarifário.

Compare preços e borlas e descubra se alguma das propostas lhe interessa como primeira, segunda escolha, ou para responder às exigências de algum membro mais novo da família. Preços das comunicações extra tarifário; mensalidade e serviços adicionais gratuitos devem servir de guia ao comparativo já são as três tónicas de qualquer uma das ofertas disponíveis.





Consegue encontrar as diferenças?

Em termos de preços, não é fácil encontrar diferenças entre os tarifários criados pelos operadores para o seu público mais jovem - ou simplesmente para quem consegue manter no mesmo tarifário a maior parte dos contactos. Tal como acontece nos produtos para outros segmentos e com outros serviços móveis, os preços são praticamente iguais. A única diferença de relevo é o facto de o Tag (Optimus) não exigir uma mensalidade. Este é o único dos quatro tarifários que permite ao utilizador consumir todo o saldo que passa pelo seu telefone, embora mantenha a obrigatoriedade de carregamentos que permite comunicações por períodos de tempo determinados. Um carregamento de 10 euros permite comunicar para fora da rede durante um mês. Destaque, ainda, para as duas propostas da Vodafone que respondem às necessidades de clientes que - extra-tarifário - falam mais para dentro, ou fora da rede, dependendo da opção. Sobre o Extravaganza e o Extreme interessa ainda dizer que entre si todas as comunicações são também gratuitas.





Três principais vantagens

1 Chamadas, SMS, MMS, Videochamada e "chat" gratuitos entre clientes do tarifário.
2 1.500 SMS gratuitas por semana para gastar dentro da rede (extra-tarifário).
3 Preços aliciantes para comunicações com outros tarifários dentro da mesma rede.





Serviços diferenciadores

A TMN
tem uma parceria com o Facebook e o Twitter que permite ao utilizador actualizar o perfil nos serviços a partir do telemóvel. O serviço é taxado mas não para os utilizadores do Moche que até fim do ano podem desfrutar dele gratuitamente. Os clientes Moche têm ainda tráfego mensal gratuito para aceder ao Facebook.

A Optimus
criou a sua própria rede social para Tags que permite a criação de um perfil ilustrado com texto e imagens e a formação de uma rede de contactos. O acesso è através do PC ou do telemóvel. O primeiro mês de acesso à Internet para os Tag é gratuito.

A Vodafone

é a única que dá aos utilizadores dos tarifários jovens a possibilidade de acesso aos serviços de mensagens instantâneas da Microsoft (também disponível no Tag da Optimus) e da Yahoo, os dois mais relevantes do mercado.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio