Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana que aí vem: Resultados e desemprego marcam próximos cinco dias

O BCP divulga os resultados anuais, numa semana que a divulgação de contas vai agitar os mercados. O desemprego na Zona Euro e nos EUA e os juros no Reino Unido são outros temas quentes.

Bruno Simão/Negócios
31 de Janeiro de 2016 às 20:00
  • ...

Segunda-feira, 1 de Fevereiro

Empresas
Empresas BCP apresenta resultados anuais de 2015

Depois de o BPI ter divulgado as contas anuais na semana passada, esta segunda-feira, 1 de Fevereiro, é a vez do BCP apresentar os resultados de 2015. O banco liderado por Nuno Amado deverá voltar aos lucros. O CaixaBI antecipa que a instituição financeira tenha terminado o ano com um resultado líquido de 248,4 milhões de euros, o que compara com os prejuízos de 217,9 milhões de euros fixados no ano anterior.

Política Monetária
Mario Draghi discursa no Parlamento Europeu

Depois de ter deixado em aberto a possibilidade de aumentar os estímulos monetários na Zona Euro na reunião de Janeiro, o presidente do BCE surge esta semana em dois discursos. Mario Draghi discursa esta segunda-feira no Parlamento Europeu sobre o relatório anual do BCE, falando ainda na próxima quinta-feira em Frankfurt. O presidente da autoridade monetária europeia deverá deixar indicações sobre eventuais novos apoios.

Terça-feira, 2 de Fevereiro

Dados económicos
Desemprego na Zona Euro deverá manter-se inalterado

A taxa de desemprego na Zona Euro deverá ter-se mantido inalterada no último mês de 2015. De acordo com as estimativas recolhidas pela Bloomberg, o índice deverá ter estabilizado em 10,5%. A taxa de desemprego encontra-se actualmente no valor mais baixo desde Outubro de 2011.

Empresas resultados de petrolíferas centram atenções

A divulgação de resultados a nível global, sobretudo no sector energético, deverá centrar as atenções dos investidores. Empresas como a Exxon Mobil e a BP revelam esta terça-feira, 2 de Fevereiro, os seus resultados anuais. As receitas do sector deverão ter sido penalizadas pela forte quebra dos preços do petróleo nos mercados internacionais.

Quarta-feira, 3 de Fevereiro

Política Monetária
Governador do Banco do Japão fala após taxas negativas

O governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, dá um discurso em Tóquio. Trata-se da primeira vez que o presidente do banco central japonês fala após a instituição ter cortado a taxa de depósitos no país para -0,10%. Os investidores estarão particularmente atentos à abertura de Kuroda para a implementação de medidas adicionais.

Quinta-feira, 4 de Fevereiro

Taxas de juro
Banco de Inglaterra reforça juros baixos por período longo

O Banco de Inglaterra realiza esta quinta-feira a sua reunião de política monetária. A instituição deverá deixar a sua taxa de referência inalterada e reforçar que vai manter os juros baixos por vários meses. A taxa de juro directora está em 0,5%, valor em que se mantém desde 2009. Mark Carney vai apresentar ainda as novas projecções para a economia e para a inflação.

Sexta-feira, 5 de Fevereiro

Dados Económicos
EUA divulgam empregos criados em Janeiro

O Departamento do Trabalho dos EUA divulga na sexta-feira o número de novos postos de trabalho criados e a taxa de desemprego em Janeiro. Os economistas consultados pela Bloomberg esperam que a taxa de desemprego tinha permanecido em 5%, o valor mais baixo em, pelo menos, sete anos. A robustez do mercado de trabalho é um dos aspectos decisivos para a subida de juros no país.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado antevisão da semana BCE juros Banco do Japão política monetária mercados INE produção industrial economia PIB Mark Carney petróleo Zona Euro Banco de Inglaterra BCP Nuno Amado
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio