Notícia
"On-line" é mais barato
O regresso às aulas traz encargos pesados para a carteira dos pais e educadores. A compra dos livros escolares é uma das maiores dores-de-cabeça nesta época, pela organização exigida, a dificuldade em encontrar alguns dos manuais e, também, pelo preço, que...
09 de Setembro de 2009 às 09:45
Até 20% de desconto é a redução que pode conseguir na compra de manuais escolares "on-line", com a vantagem de ter acesso à informação por escola e ano de escolaridade na Internet e receber a encomenda em casa.
Cinco dicas para comprar "on-line" Verifique sempre se a lista de materiais indicados no "site" corresponde à publicada pela escola. Faça as contas ao desconto obtido e ao preço que terá de pagar de portes (sempre que estes existam) para verificar se vale a pena. Verifique as horas de entrega das encomendas e escolha a morada onde lhe dá mais jeito receber os livros. Para facilitar o pagamento, estão disponíveis várias opções, do Multibanco ao Visa. |
Os serviços de compra "on-line" dos manuais podem dar uma ajuda, oferecendo informação completa e (quase sempre) fiável sobre os livros adoptados em cada escola e nos vários níveis de ensino. Mas também garantem descontos que podem chegar a 20% na compra dos manuais e auxiliares.
Entre as livrarias que já apostaram há mais tempo nesta oferta contam-se a Wook, da Porto Editora, e a MediaBooks, do Grupo Leya. Ano após ano, têm vindo a reforçar a lista de manuais seleccionados para as várias escolas do país, oferecendo aos pais uma informação fiável que exige apenas a selecção do concelho, seguida pela escola e o ano lectivo escolhido, após o que terá apenas de confirmar os manuais que pretende encomendar e a quantidade. Os livros são depois entregues, normalmente numa única encomenda, em casa do utilizador ou na morada escolhida, que pode ser o escritório.
Mais recentemente, também outros operadores se juntaram a este movimento, como o Continente e o Jumbo. O supermercado do grupo Sonae experimentou a venda "on-line" em 2007, mas acabou por desistir logo no ano a seguir, sem avançar qualquer explicação. Pelo contrário, o Jumbo, do Grupo Auchan, avançou este ano com a reserva "on-line", embora o levantamento dos manuais aconteça depois nas lojas. A mesma estratégia foi seguida pelo El Corte Inglês, que permitiu, durante Agosto, a reserva "on-line" por comodidade, mas com o levantamento dos livros feito "offline".
Nestes casos, as vantagens de obter descontos juntam-se ao pagamento faseado sem juros, mas não conte com a mesma experiência de utilização facilitada que pode encontrar na Wook e a MediaBooks. O "histórico" conta.
Descontos de 5, 10 ou 20%
Apesar de os descontos poderem chegar aos 20%, isso acontece apenas nos auxiliares de ensino em algumas das propostas "on-line". A maioria dos livros terá um desconto de 5 a 10% sobre o preço do editor, o que já é uma boa ajuda e contribui para compensar os custos de portes e entregas que estas encomendas acarretam.
Note ainda que é preciso atenção redobrada para verificar se os manuais indicados como recomendados pela escola são mesmo os que estão afixados nas listas do estabelecimento de ensino. O Ministério da Educação tem no seu "site" um aviso para a possibilidade de existirem discrepâncias, pelo que não vale a pena facilitar.
Onde comprar
Ainda está a tempo de comprar os livros escolares "on-line".
Verifique as opções e acumule os descontos.
Wook
http://www.wook.pt/
A livraria do Grupo Porto Editora mudou no ano passado de nome, mas mantém o mesmo histórico de longos anos a especializar-se na venda "on-line" e dedicando-se também aos livros escolares. A pesquisa por estabelecimento de ensino é a mais fácil e intuitiva de todos os "sites" de vendas "on-line", bastando escolher o concelho e seleccionar depois a escola e o ano de escolaridade para ser presenteado com a lista dos livros adoptados. Se faltar algum (o que pode acontecer) é só fazer a pesquisa pelo título do livro e juntá-lo à encomenda. Os livros têm descontos entre 5 e 10%, enquanto os auxiliares de ensino podem ter reduções no preço de 20%. A entrega é feita através de CTT Expresso, normalmente em bloco, a menos que haja atrasos.
Mediabooks
http://www.mediabooks.pt/
A experiência acumulada pela Texto Editores na MediaBooks, agora do Grupo Leya, está patente na organização da área de livros escolares e na forma completa como os manuais recomendados são apresentados ao cliente.
Os descontos oferecidos são, também, de até 10% nos manuais escolares, sejam ou não das editoras do Grupo Leya, e de até 20% nos auxiliares escolares. As entregas são feitas na morada indicada por Correio Expresso dos CTT, em bloco sempre que possível.
Jumbo Online
http://www.jumbo.pt/
Encomendar "on-line" mas levantar na loja é a proposta do Jumbo, do Grupo Auchan. A oferta abrange praticamente todos os manuais escolares, do 1º ao 12º ano, das principais editoras, mas há ainda muitas falhas na lista dos livros adoptados para cada grau de ensino nas diferentes escolas. Este é o ano de estreia do serviço do Jumbo que quer, assim, oferecer mais comodidade e conforto para os pais, atraindo-os também para a aquisição de outros produtos do supermercado através da Internet. Para além do desconto de 10% sobre o preço do editor, juntam-se 5% de poupança caso os clientes optem por pagar com cartão de cliente Jumbo.