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Protecção feminina

Estima-se que as mulheres vivam mais tempo do que os homens. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), o sexo feminino tem uma esperança de vida à nascença que chega quase aos 82 anos, enquanto a dos homens chega...

Protecção feminina
22 de Outubro de 2009 às 09:34
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Há seguros pensados só para elas. Na estrada ou na saúde, saiba que coberturas protegem as mulheres e quanto custa contratá-las.

Estima-se que as mulheres vivam mais tempo do que os homens. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE), o sexo feminino tem uma esperança de vida à nascença que chega quase aos 82 anos, enquanto a dos homens chega apenas aos 75 anos.

Pelo caminho, muitas mulheres enfrentam tarefas diversas: são profissionais, filhas, companheiras, amigas e mães. Talvez seja por causa desta multiplicação da mulher que há produtos destinados apenas a elas. No artigo do Negócios "A banca no feminino", já tínhamos dado conta de que a Caixa Geral de Depósitos disponibiliza um segmento de produtos destinado às sua clientes, o Caixa Woman, com serviços e condições especiais. Apesar de ser a única instituição a fazê-lo, outras anunciaram essa mesma possibilidade para o futuro.

Agora, o "Investidor Privado" quis saber que oferta existe para mulheres no que toca a seguros.
Sejam de vida, saúde ou automóvel, haverá coberturas que fazem sentido só para as mulheres? Das seguradoras contactadas pelo Negócios, apenas três comercializam produtos que apenas se enquadram no sexo feminino: Fidelidade Mundial, OK! Teleseguros e Eurovida. A Allianz Portugal já comercializou o produto Mulher Segura, mas actualmente não o disponibiliza.

Para a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, uma Organização Não Governamental constituída em 1976, "as mulheres não necessitam de parecer especiais, de serem ludibriadas com artigos publicitários que parecem querer protegê-las, quando o que motiva estas aproximações é simplesmente o objectivo de lucro". Uma responsável da associação refere que a actual situação das mulheres "independentes economicamente", torna-as numa "mais - valia para seguradoras e instituições bancárias".

A fonte da UMAR acrescenta que estas entidades dirigem várias dinâmicas publicitarias às mulheres, por entenderem que estas podem assumir um papel de destaque na expansão do seu negócio. "Está provado que os homens sofrem mais acidentes de viação que as mulheres.

Logo, um seguro de acidentes para mulheres é mais lucrativo".

O mesmo se passa com os seguros de vida: "as mulheres têm uma esperança de vida mais elevada, portanto tendem a morrer mais tarde". E, depois, explica que esta tendência é produto da revolução social e sexual que tem ocorrido em Portugal. "As mulheres já não são os seres dependentes do 'chefe de família', têm poder económico e gerem a sua vida. Portanto, também elas saberão reflectir criticamente e gerir da melhor forma este 'piscar de olhos' de seguradoras e instituições bancárias", conclui a responsável da UMAR.

Só para elas
No ramo automóvel, a OK! Teleseguros disponibiliza, desde Setembro de 2006, o produto OK! Mulher. "O OK! Mulher foi criado a pensar nas mais de 2,5 milhões de mulheres portuguesas com carta de condução e para as quais ainda não havia uma oferta de seguro automóvel específica, que respondesse às suas necessidades próprias", diz Sérgio Carvalho, director de "marketing" e de produto da seguradora. Antes de lançar este produto, a OK! Teleseguros fez um estudo de mercado, onde detectou este desejo por parte do sexo feminino. "O OK! Mulher vem facilitar o dia-a-dia das mulheres que têm uma vida pessoal e profissional muito activa, com falta de tempo, permitindo-lhes gerir as suas necessidades autonomamente", acrescenta.

Este seguro insere-se na política de diversificação da seguradora que se iniciou em Julho de 2006, com o lançamento de um produto para jovens universitários, em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD). Quanto à adesão ao produto, Sérgio Carvalho comenta: "desde o lançamento do OK! Mulher, até hoje, foram contratadas cerca de 15% da carteira em apólices novas para condutoras. Recebemos, também, regularmente diversos pedidos de adesão de clientes que compraram inicialmente o produto base".

No que toca a seguros de vida, a Fidelidade Mundial, outra seguradora do Grupo Caixa Geral de Depósitos comercializa o produto Caixa Woman, desde Março de 2007, e o Postal M, desde Fevereiro de 2006, disponíveis na CGD e nos Correios, respectivamente. "As mulheres têm vindo a assumir um papel cada vez mais preponderante na sociedade", diz Rita Sambado, directora de "marketing", produtos e clientes da Fidelidade Mundial e Império Bonança. Por isso, "a criação de soluções para este segmento representa uma forma de responder às suas necessidades específicas", acrescenta. "Tanto em termos económicos como sociais, têm vindo a verificar-se alterações que influenciam decisivamente o estatuto assumido pelas mulheres, e consequentemente, a sua necessidade de protecção".

Quanto ao que diferencia este seguro dos restantes, Rita Sambado explica: "trata-se de um produto flexível, abrangente, de contratação simples. Com um leque alargado de capitais e um prazo de contratação também alargado, pode ser subscrito entre os 20 e os 50 anos".

A Eurovida, seguradora do Banco Popular, disponibiliza o Eurovida Mulher Segura, um plano de protecção orientado "essencialmente para a vida e, por isso, com um posicionamento diferente do tradicional seguro de vida". Este seguro dá acesso a capitais que permitem o tratamento de "situações tão sensíveis como o cancro feminino ou a infertilidade feminina" e ajuda as mulheres a recuperar a imagem através da cirurgia plástica reconstrutiva após um acidente.

"A vida da mulher reparte-se entre as responsabilidades familiares e a sua carreira profissional, sendo-lhe exigida uma boa organização e gestão do tempo, de forma a conseguir conjugar as duas áreas", explica fonte da seguradora. Por isso, os problemas de saúde que a possam fragilizar têm consequências na sua vida pessoal e na de toda a família.

O Millennium bcp, que comercializa seguros da Ocidental, informou que está "em preparação uma oferta específica para este segmento, que deverá entrar em comercialização até ao final do ano" e o BES disponibiliza o seguro Saúde BES Top, que inclui a cobertura do parto, apesar de não ser um produto exclusivo para mulheres. O limite de indemnização para o parto chega aos cinco mil euros e é comparticipado a 100%, se for efectuado dentro da rede. Uma pessoa com 27 anos pagaria 142,36 euros mensais de prémio e um casal com 28 e 30 anos pagaria 229,18 euros por mês.



Três coberturas em tom feminino

1 Cancro da mama ou ginecológico
Os seguros Caixa Woman e Postal M, da Fidelidade Mundial, garantem uma indemnização em caso de doença grave, como o cancro da mama, do útero, ovários e trompas.

2 Assistência Vida Top
O seguro de automóvel OK! Mulher tem uma cobertura exclusiva para senhoras que garante informações úteis em viagem, como meteorologia, trânsito, localização de restaurantes, serviços de limpeza doméstica, "babysitting", lavandaria, entre outros serviços.

3 Cirurgia plástica reconstrutiva
A oferta Eurovida Mulher Segura cobre a cirurgia plástica reconstrutiva após acidentes, através da qual a mulher recupera a sua imagem e capacidades.

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