Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ordem na adolescência

Não cobram despesas de manutenção, disponibilizam cartão de débito e algumas até remuneram o saldo. Coloque ordem nas finanças do seu filho adolescente.

16 de Setembro de 2010 às 00:13
  • 1
  • ...
Com o regresso à escola, não são só as rotinas das famílias que se alteram. Os gastos também. Dinheiro para os almoços, lanches ou cinema: à medida que as crianças crescem, cresce também o valor da mesada. Se os jovens puderem ter uma conta à ordem e usufruir de um cartão de débito ou recarregável, melhor. Assim, não só limita o orçamento mensal, como obriga o adolescente a aprender a gerir quantias mais elevadas. Tudo em nome de uma maior autonomia financeira.

O Negócios foi à procura de contas para adolescentes (entre 15 e 17 anos, inclusive) nos 10 bancos com mais recursos captados em 2009, segundo os dados mais recentes da Associação Portuguesa de Bancos. Depois dos 18, regra geral, as contas são outras.

DICAS PARA OS PAIS

Três regras para quem quer a melhor conta para o seu filho.

1.Despesas de manutenção
A maior parte das contas não cobra despesas de manutenção. Por isso, esteja atento. Se puder eliminar esta despesa do seu saldo mensal, melhor. Se conseguir aliar a isenção das despesas a uma taxa de remuneração, óptimo. Apesar de as taxas serem inferiores às das contas poupanças, sempre garantem uns trocos.
2.Cartão de débito sem custos
Os cartões de débito são uma boa forma de garantir que os seus filhos têm uma maior autonomia financeira. Na maioria das contas, é fácil obtê-los, desde que os pais autorizem. Mais: algumas contas oferecem as anuidades. Além dos cartões de débito, há instituições que disponibilizam cartões recarregáveis. Informe-se sobre esta possibilidade.
3.Para quem quer amealhar
Quase todas as contas analisadas pelo Negócios têm uma ou mais contas associadas. Antes de as subscrever, procure inteirar-se das remunerações dos outros produtos do banco e opte pela melhor. Regra geral, se movimentar o dinheiro antes do final do prazo, fica sujeito a penalizações. Informe-se antes do valor mínimo das entregas programadas.

Contas à medida
A conta do Banco BPI, para jovens entre os 13 e os 25 anos, exige 25 euros para ser constituída, é isenta de despesas de manutenção e não remunerada. A partir dos 16 anos, pode requerer um cartão de débito.

A BES Movimento também não tem despesas de manutenção, mas só pode constituí-la a partir de 50 euros. O cartão de débito BES Duo só está disponível para adolescentes com mais de 16 anos e pode ter uma componente de crédito associada. Também pode pedir o cartão pré-pago Pocket BES, recarregável. O cartão tem um portal, onde pode consultar o saldo e movimentos, entre outras funcionalidades. As anuidades são gratuitas sempre que estiver associado a uma conta do BES. Quando não estiver, o banco cobra-as através de mensalidades. O Pocket BES também dá descontos: 5% na rede de lojas Ericeira Surf Shop, além de receber um vale de 20 euros para a primeira compra na loja, aquando da subscrição. Mas, atenção: para poder usufruir do vale, a compra terá de ter um valor igual ou superior a 70 euros.

No Banco Popular, os jovens entre os 16 e os 25 anos têm acesso à conta Eu Mando!. Podes constituí-la com 25 euros, não paga despesas de manutenção e remunera todo o saldo, através de juros mensais. Mais: oferece as anuidades do cartão de débito e de transferências internas. Ao constituí-la, tem direito a um cartão de Membro Jovem Popular, com direito a vantagens e descontos exclusivos nos parceiros do banco.

A conta Nova Geração 14-17, do Banif é a única que não exige um valor mínimo de abertura, despesas de manutenção e até oferece a primeira anuidade do seguro Nova Geração. Oferece o cartão de débito ao primeiro titular e dá acesso a consultas no Banif@st.

No Barclays, pode abrir a conta B-Teen para jovens entre os 14 e os 17 anos, com apenas 25 euros. A partir dos 16 anos, podem movimentá-la com um cartão de débito, mas estão limitados a levantamentos ou pagamentos diários até 50 euros. A B - Teen também está isenta de comissão de gestão.
Para os jovens dos 15 aos 26 anos, a CGD disponibiliza a Conta Caixajovem, a partir de 100 euros. Esta não tem despesas de manutenção e oferece o cartão de débito Mega Cartão Jovem. É remunerada mensalmente e os juros são creditados na conta desde que o valor líquido seja superior a um euro. Também pode aderir ao serviço Caixadirecta on-line. A CGD tem o cartão pré--pago LOL para jovens dos 15 aos 25 anos, que pode ser carregado manual ou automaticamente. Com este cartão, também pode poupar, basta activar essa funcionalidade.
A Conta BeFree é a opção do Crédito Agrícola para jovens dos 13 aos 17 anos. Pode abri-la com 50 euros e movimentá-la ao balcão e por transferências bancárias. É isenta de despesas de manutenção. Também pode adquirir o Cartão BeFree, recarregável com 10 euros, no mínimo.

Para adolescentes entre os 14 e os 17 anos, o Millennium bcp disponibiliza a Conta Jovem, constituível a partir de 50 euros e isenta de despesas de manutenção. Esta conta permite que o seu filho usufrua do cartão de débito Millennium bcp Maestro 14-17, com anuidades gratuitas.
O Montepio Especial Jovem Ordem destina-se a jovens entre os 18 e 30 anos, mas, desde que os pais autorizem, pode constituí-la a partir dos 15. É constituível com 25 euros, não paga despesas de manutenção e tem uma redução da anuidade do cartão electron Especial Jovem.

A Já Ká Konta, do Santander Totta, é uma conta para jovens entre os 14 e os 20 anos. Se os pais autorizarem pode ser movimentada através do cartão de débito. Bastam 25 euros para constituí-la e não cobra despesas de manutenção. O Santander ainda lhe oferece o Cartão Mesada, a taxa de emissão do carta de débito e a personalização da sua imagem. Durante o primeiro ano de titularidade, oferece um seguro de responsabilidade civil familiar até 5 mil euros. O Cartão Mesada é recarregável, não tem anuidades e os carregamentos não têm montante mínimo, excepto no primeiro carregamento (25 euros).

No Poupar é que está o ganho
REGRA GERAL, AS CONTAS À ORDEM PARA JOVENS TÊM PRODUTOS E POUPANÇA ESPECÍFICOS PARA OS MAIS NOVOS. CONHEÇA-OS.

As férias do próximo Verão, a carta de condução ou aquele concerto tão especial. Escolha o melhor pretexto para incutir hábitos de poupança no seu filho adolescente.

O BPI não tem nenhuma conta poupança associada à Conta Jovem, mas é possível abrir a ABConta, com 100 euros, a um ano. Esta é taxada a 0,707% (TANL), acrescida de um prémio anual de 0,25% a 0.75%, no máximo.

A BES Movimento associa-se à Conta Poupança BES Jovem. Exige um mínimo de 25 euros para constituição e é renovável a cada 31 dias. A taxa de remuneração é igual à Euribor 1 mês no dia da subscrição do contrato.

O Eu Poupo! é o depósito a prazo a 3 anos associado à Eu Mando!. Aqui, o jovem recebe um vale de pontos para trocar por jogos, consolas e outros produtos. O depósito é não mobilizável e deve ser constituído com mil euros, no mínimo. Nesses 3 anos, o depósito tem uma taxa de juro líquida de 1,57%.

No Banif, ao subscrever a conta Nova Geração, também pode constituir a Conta Poupança Nova Geração, com 100 euros, a um ano. É taxada a 1,50% e permite reforços programados a partir de 12,50 euros por mês.

A B - Teen, do Barclays, dá-lhe acesso exclusivo a dois produtos de poupança: Poupança Aforro Jovem e Poupança Primeira Casa. A primeira tem um prazo de 3 meses, é constituível com apenas 100 euros e taxada a 0,94% (TAEL).

Na CGD, tem várias soluções de poupança jovem, mas nenhuma é exclusiva da Caixajovem: CaixaProjecto, Caixa Habitação Jovem, Caixa PopPrazo e PopSeguro. Até aos 28 anos, têm disponível a Caixa PopNet e a PopPrazo não Mobilizável. Se optar por dar ao seu filho um cartão pré-pago LOL, pode activar a funcionalidade de poupança, ligada à Caixaprojecto. Esta tem um prazo de 181 dias e uma taxa de juro líquida de 0,472% até 5 mil euros. Se tiver um prémio de permanência máximo, a taxa sobe para 0,668%. Pode abri-la com 125 euros e reforçá-la com 50 euros. Para constituir o depósito a prazo a 4 anos, Caixa PopPrazo precisa de 250 euros. O PopSeguro é um seguro de capitalização, enquanto que o PopNet é um depósito a prazo a 181 dias e está disponível apenas on-line. A PopPrazo não Mobilizável é exclusiva para jovens titulares de uma conta Caixaprojecto ou Caixapoupança.

A Conta BeFree, do Crédito Agrícola, permite-lhe aceder à Conta Poupança Futuro, Poupança Geração Jovem e Poupança Habitação Jovem, para jovens até aos 30 anos. A primeira tem um prazo de um ano, pode ser subscrita com 100 euros e reforçada com 25. Oferece prémios de permanência de 0,2% a incidir sobre uma taxa de juro líquida de 0,569%. A segunda é constituível a partir de 100 euros, a 6 meses ou um ano e é remunerável consoante o saldo, entre 0,314% e 0,707% (TANL).

A Conta Jovem, do Millennium bcp, tem dois produtos associados: net.jovem e Jovem Aforro +. A primeira dirige-se a jovens até aos 26 anos, pode ser constituída com 25 euros e reforçada com o mesmo valor, no mínimo. Tem o prazo de um ano e é taxada a 0,785% (TANL). O Jovem Aforro + é um seguro de capitalização, para jovens a partir dos 14 anos e tem um prazo mínimo de 8 anos.

O Montepio Especial Jovem Poupança é um depósito a prazo a um ano e um dia, constituível a partir de 125 euros, que pode ser reforçado com 25 euros, no mínimo. Esta conta é taxada a 0,785% (TANL).

No Santander Totta, tem várias poupanças associadas à Já Ká Konta. O Depósito Especial Jovem tem um prazo de 365 dias, pode ser constituído com 125 euros e até 30 de Setembro usufrui de uma TANL de 2,55%. A Poupança Já Ká Konta é um seguro de capitalização, que termina quando o jovem completar 18 anos.

O 1º Depósito Jovem é um depósito a prazo a 3 meses, constituível a partir de 150 euros, com uma TANL de 1,57%.

DE CONTA EM CONTA

O Negócios foi à procura de contas à ordem para adolescentes (14 a 17 anos) nos 10 bancos com mais recursos captados em 2009, segundo os dados da Associação Portuguesa de Bancos. Escolha a sua.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio