Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Internet vence balcão no curto prazo

Rendibilizar 500 euros em seis meses ou num ano pode ser mais proveitoso na Internet do que nas agências, a não ser que queira domiciliar o seu ordenado no Banco Popular, ou tornar-se cliente da instituição. As taxas mais atractivas funcionam como isco para atrair novos clientes.

Internet vence balcão no curto prazo
03 de Agosto de 2011 às 08:43
  • 2
  • ...
Depósitos a curto prazo: pela Internet ou no balcão? Foi esta a questão que moveu o Negócios a fazer uma ronda pelos dez bancos com um total de activo maior em 2010, segundo o Boletim Estatístico da Associação Portuguesa de Bancos, e pelos três bancos "on-line": Banco BIG, Activo Bank e Banco Best.

Tínhamos 500 euros e queríamos investi-los num depósito a prazo a seis meses ou um ano, no máximo. Excluímos as contas-poupança e os produtos exclusivos para habitação, reformados ou emigrantes. Descobrimos que a Internet pode ser a melhor opção, caso não queira domiciliar o seu ordenado no Banco Popular ou tornar-se cliente da mesma instituição. Nestes casos, torna-se a opção mais vantajosa.

A Caixa Geral de Depósitos (CGD), o Banco Espírito Santo (BES), o Santander Totta e o Barclays não disponibilizam nenhum produto para este prazo e quantia ao balcão. Já o Crédito Agrícola e o Banif não o fazem pela Internet.

Nas aplicações a seis meses pela Internet, o Banco BIG e o Activo Bank oferecem as melhores taxas de juro, sobretudo se for um cliente novo no primeiro e subscrever o Super Depósito 5,5%, com uma Taxa Anual Nominal Líquida (TANL) de 4,32%. Depois deste, quer o Depósito a Prazo do Banco BIG, quer o Depósito Net Activo e o Depósito a Prazo Escolha o Prazo Juros no Vencimento, do Activo Bank rendem 2,55%.

Nos outros dez bancos analisados pelo Negócios, é a Caixa quem apresenta a melhor taxa para o investimento "on-line" em seis meses. Os clientes Caixazul podem usufruir do Caixazul Netpr@azo 6M, com uma TANL de 2,09%, enquanto as mulheres usufruem de um depósito a 2,08%, taxa igual ao depósito dos jovens e dos clientes que subscrevam o CaixaNet M@is 6M.

Se quiser subscrever uma poupança "on-line" a um ano, deve dirigir-se às mesmas instituições.
No Banco BIG, usufrui de uma TANL de 2,94%, com o Depósito a Prazo e no Activo Bank usufrui de 2,75% no Depósito Net Activo. Na CGD, lucra 2,59% se for jovem, mulher ou subscrever o CaixaNet M@is 12 M. Caso seja um cliente Caixazul, a aplicação Caixazul Netpr@zo 12M dá-lhe uma TANL de 2,66%.

O que se passa ao balcão
Nas aplicações ao balcão, a seis meses, a melhor taxa de juro é encontrada no Depósito Ouro Crescente, do Banco Popular, exclusivo para clientes novos. A taxa vai crescendo durante este período e oferece uma TANL média de 3,53%. No Millennium BCP, os jovens entre os 18 e os 25 anos podem usufruir de uma TANL de 1,78%, caso subscrevam o Poupança Jovem 18-25. Se resolver prolongar os seis meses, pode contar com um prémio de 0,125% por semestre, até um máximo de 1%.

Nos depósitos a prazo a 12 meses, são as mesmas instituições que apresentam as melhores taxas de juro ao balcão. O Depósito Ordenado, do Banco Popular, apresenta uma TANL de 5,49%, enquanto o Depósito Ouro Plus 12 meses brinda os clientes novos com uma TANL média de 3,53%. No Banco BPI, o Depósito Especial 1 ano USD, em dólares norte-americanos, rende 1,88%, enquanto que o Poupança Amanhã, do Millennium bcp rende 1,57%.

Para o cenário apresentado, só foi possível encontrar depósitos a prazo a seis meses e a um ano ao balcão no Millennium, BPI, Montepio, Crédito Agrícola, Banif e Banco Popular.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio