Notícia
Compras em grupo geram desconto
Os "sites" de compras em grupo multiplicam-se a passo largo. Entre ofertas nacionais e internacionais, as propostas são várias e prometem descontos até 90%. Conheça as diferenças e semelhanças entre as várias ofertas e saiba como pode ganhar mais.
17 de Fevereiro de 2011 às 09:00
Fazer um "workshop" de dança, passar um fim-de-semana no Alentejo, jantar com o Douro aos pés ou fazer o baptismo de "kitsurf". Tudo a preços de saldo. As propostas são apenas alguns exemplos do que pode encontrar quem parte à descoberta dos serviços de compras em grupo que estão a invadir a internet.
Portugal não esteve entre as geografias que acolheram os projectos pioneiros desta tendência, mas rapidamente o tempo perdido se recuperou e hoje as opções multiplicam-se rapidamente, entre ofertas nacionais e internacionais.
O Groupon é talvez a referência mais mediática entre os serviços de compras em grupo. Nasceu em 2008, nos Estados Unidos, e hoje faz-se representar em vários países do mundo. Há algum tempo esteve na mira da Google, que tinha seis mil milhões de dólares a postos para a compra. O negócio não se concretizou, mas foi o empurrão que faltava para fazer da empresa um fenómeno de crescimento. Caminha para a dispersão de capital em bolsa na próxima Primavera, com mais de 50 milhões de clientes em carteira e um confortável 400º lugar na lista dos "sites" mais visitados em todo o mundo. Tanto sucesso só podia inspirar mais projectos do mesmo género e foi o que aconteceu.
Para quem faz compras "on-line" são boas notícias, porque a moda dos "sites" de compras em grupo ficou definitivamente lançada - depois de algumas experiências menos mediáticas (e menos bem sucedidas) nos últimos anos. As poupanças são reais e interessantes, sobretudo para quem consegue esperar pelo que precisa e resiste às compras por impulso, claro está.
Do SPA para o restaurante
As áreas de lazer e bem-estar são, por excelência, o terreno fértil destas plataformas. Restaurantes e SPA vai encontrar em quase todas. Aventura, fins-de-semana fora do país ou propostas desenhadas a pensar nas crianças são menos comuns e podem fazer a diferença, na panóplia de ofertas asseguradas por estas lojas de desconto.
As promoções à disposição também variam. Entre produtos e mesmo entre plataformas, com os descontos mais agressivos a chegarem aos 90 por cento. O que não muda é a lógica de funcionamento que rege os diversos serviços. Perante uma oferta interessante, o cliente assinala o seu interesse. Se o número mínimo necessário de compradores existir, que muitas vezes é apenas um, a oferta fica válida e a promoção confirma-se. Terminado o período de vigência da oferta, em regra de 24 horas, o valor correspondente é cobrado aos clientes que assinalaram o seu interesse no produto ou serviço e o "voucher" é enviado por "e-mail" para que seja apresentado ao parceiro responsável pela oferta em questão. Se, para uma determinada oferta, não estiver reunido o número necessário de compradores para garantir a promoção, o negócio não se concretiza e a oferta não é cobrada ao cliente.
O cartão de crédito é o meio de pagamento por excelência destas plataformas, embora quase nunca seja o único. O acesso às ofertas é gratuito e pode ser garantido passando com regularidade pelos "sites" das empresas que os oferecem, ou subscrevendo a "newsletter" que todos estes serviços asseguram. Esta segunda hipótese, que pode escolher quando faz o registo na plataforma, necessário para fazer qualquer compra, permite informação sempre actualizada, mas terá o seu impacto no nível de mensagens da sua caixa de correio.
Em regra, os "sites" de compras em grupo apresentam uma nova promoção a cada dia e é com essa regularidade que receberá nova informação no "e-mail". Isto, embora existam excepções, como o português Cardume, onde nesta fase de lançamento do projecto a renovação de ofertas acontece apenas a cada dois ou três dias. O mesmo acontece com o Wau.pt e com o Plubee que também estendem propostas para lá das 24 horas do dia.
Além da informação sobre a hora a que foi publicada a oferta, as propostas apresentadas nos diversos "sites" de compras em grupo têm associada informação relativa ao tempo que resta até que a oferta expire. Outras informações que pode encontrar em todas as propostas deste género são o valor comercial da oferta, o tamanho do desconto, o preço final a pagar, onde e até quando pode gozar o produto ou serviço anunciado. Ao cliente cabe procurar os melhores descontos e não se deixar entusiasmar pelos números.
Seis opções para comprar ao melhor preço
Portugal não esteve entre as geografias que acolheram os projectos pioneiros desta tendência, mas rapidamente o tempo perdido se recuperou e hoje as opções multiplicam-se rapidamente, entre ofertas nacionais e internacionais.
Para quem faz compras "on-line" são boas notícias, porque a moda dos "sites" de compras em grupo ficou definitivamente lançada - depois de algumas experiências menos mediáticas (e menos bem sucedidas) nos últimos anos. As poupanças são reais e interessantes, sobretudo para quem consegue esperar pelo que precisa e resiste às compras por impulso, claro está.
Do SPA para o restaurante
As áreas de lazer e bem-estar são, por excelência, o terreno fértil destas plataformas. Restaurantes e SPA vai encontrar em quase todas. Aventura, fins-de-semana fora do país ou propostas desenhadas a pensar nas crianças são menos comuns e podem fazer a diferença, na panóplia de ofertas asseguradas por estas lojas de desconto.
As promoções à disposição também variam. Entre produtos e mesmo entre plataformas, com os descontos mais agressivos a chegarem aos 90 por cento. O que não muda é a lógica de funcionamento que rege os diversos serviços. Perante uma oferta interessante, o cliente assinala o seu interesse. Se o número mínimo necessário de compradores existir, que muitas vezes é apenas um, a oferta fica válida e a promoção confirma-se. Terminado o período de vigência da oferta, em regra de 24 horas, o valor correspondente é cobrado aos clientes que assinalaram o seu interesse no produto ou serviço e o "voucher" é enviado por "e-mail" para que seja apresentado ao parceiro responsável pela oferta em questão. Se, para uma determinada oferta, não estiver reunido o número necessário de compradores para garantir a promoção, o negócio não se concretiza e a oferta não é cobrada ao cliente.
O cartão de crédito é o meio de pagamento por excelência destas plataformas, embora quase nunca seja o único. O acesso às ofertas é gratuito e pode ser garantido passando com regularidade pelos "sites" das empresas que os oferecem, ou subscrevendo a "newsletter" que todos estes serviços asseguram. Esta segunda hipótese, que pode escolher quando faz o registo na plataforma, necessário para fazer qualquer compra, permite informação sempre actualizada, mas terá o seu impacto no nível de mensagens da sua caixa de correio.
Em regra, os "sites" de compras em grupo apresentam uma nova promoção a cada dia e é com essa regularidade que receberá nova informação no "e-mail". Isto, embora existam excepções, como o português Cardume, onde nesta fase de lançamento do projecto a renovação de ofertas acontece apenas a cada dois ou três dias. O mesmo acontece com o Wau.pt e com o Plubee que também estendem propostas para lá das 24 horas do dia.
Além da informação sobre a hora a que foi publicada a oferta, as propostas apresentadas nos diversos "sites" de compras em grupo têm associada informação relativa ao tempo que resta até que a oferta expire. Outras informações que pode encontrar em todas as propostas deste género são o valor comercial da oferta, o tamanho do desconto, o preço final a pagar, onde e até quando pode gozar o produto ou serviço anunciado. Ao cliente cabe procurar os melhores descontos e não se deixar entusiasmar pelos números.
Seis opções para comprar ao melhor preço
Antes de experimentar as compras em grupo, conheça algumas das propostas disponíveis no mercado e compare ofertas. Não precisa de assumir compromissos até encontrar algo que lhe agrade. Em regra, há novas promoções todos os dias.
LetsBonus
A oferta de produtos e serviços é variada, mas a abrangência dos descontos limitada às duas maiores cidades do país. Ou seja, pode comprar a partir de qualquer parte do país, mas só encontrará produtos e serviços a gozar em Lisboa e Porto. Pode esperar por descontos na área da restauração, SPA, beleza, espectáculos, aventura e escapadelas se passar pelo LetsBonus, que nasceu em Barcelona, expandiu-se para vários países da América Latina e chegou a Portugal no último trimestre do ano passado. Entre as particularidades do serviço está o facto de compensar não apenas quem recomenda amigos, mas também os amigos recomendados que efectivamente se transformam em clientes da plataforma. Para cada parte seguem seis euros.
Formas de pagamento Visa, Mastercard e PayPal
Descontos até 70%
Promoções em Lisboa e Porto
Morada http://pt.letsbonus.com/
Descontos até 70%
Promoções em Lisboa e Porto
Morada http://pt.letsbonus.com/
GOODLIFE
O Goodlife segmenta as suas ofertas por refeições, tratamentos de beleza, experiências de lazer e "kids". Por aqui também se compensam clientes que recomendam novos clientes, mas a estratégia é menos relevante e fala-se apenas em presentes para quem contribui para aumentar a comunidade. O pagamento por multibanco é outra característica do serviço, ainda pouco habitual nestas plataformas. Está disponível no Goodlife, mas só se a oferta a que o cliente pretende aderir já estiver activa. Ou seja, se já houver o número mínimo de compradores necessário. No site do serviço listam-se oito cidades com ofertas mas as propostas disponíveis ainda não as abrangem a todas.
O Goodlife segmenta as suas ofertas por refeições, tratamentos de beleza, experiências de lazer e "kids". Por aqui também se compensam clientes que recomendam novos clientes, mas a estratégia é menos relevante e fala-se apenas em presentes para quem contribui para aumentar a comunidade. O pagamento por multibanco é outra característica do serviço, ainda pouco habitual nestas plataformas. Está disponível no Goodlife, mas só se a oferta a que o cliente pretende aderir já estiver activa. Ou seja, se já houver o número mínimo de compradores necessário. No site do serviço listam-se oito cidades com ofertas mas as propostas disponíveis ainda não as abrangem a todas.
Formas de pagamento Visa, Mastercard, Multibanco e American Express
Descontos até 90%
Promoções em Oito cidades
Morada http://www.goodlife.com.pt/
Cardume
Para já as ofertas do Cardume estão limitadas à zona da grande Lisboa mas o site já exibe um total de 13 cidades, o que permite antecipar o rumo dos planos de expansão dos autores do projecto. 100% nacional este site de compras em grupo promete descontos em bares e restaurantes, institutos de beleza e estética, ginásios, actividades desportivas, hotéis e ingressos para atracções culturais ou estabelecimentos nocturnos, mas vai além disso. Quando escrevemos o artigo, por exemplo, a promoção em vigor era um desconto de 50% num voucher de 50 euros em serviços de limpeza a sofás e tapetes. No Cardume quem recomenda amigos que se tornam clientes também é compensado: seis euros por cada cliente recomendado, desde que este realize uma compra nas 72 horas seguintes a ter aceitado a sugestão de se tornar utilizador da plataforma.
Formas de pagamento Cartão de crédito, PayPal
Descontos até 90%
Promoções em Lisboa
Morada http://www.cardume.pt/lisboa
Descontos até 90%
Promoções em Lisboa
Morada http://www.cardume.pt/lisboa
Wau
O Wau.pt, em fase de lançamento, reserva algumas diferenças face à concorrência. Os descontos por aqui começam nos 30% e sobem à medida que um maior número de compradores adere. Para fora do ciberespaço o finlandês e o austríaco que lançaram a plataforma, com ambições de internacionalização, também têm planos. A partir da primeira compra os utilizadores tornam-se automaticamente membros do Wau Club. Esta condição garante acesso a descontos em lojas (a lista ainda não é grande). Estes descontos são permanentes e possíveis mediante a apresentação do cartão (que há-de ser recebido em casa), nas lojas aderentes. O Wau.pt já lista as capitais de distrito do continente mas as ofertas disponíveis ainda não chegam a todos. Online podem acumular-se mais do que uma oferta, para gozar em pontos do país que vão variando.
Formas de pagamento Cartão de crédito
Descontos entre 30% e 90%
Promoções em Variável
Morada http://www.wau.pt/
Descontos entre 30% e 90%
Promoções em Variável
Morada http://www.wau.pt/
PLUBEE
O Plubee promete algum esforço para se diferenciar, num espaço "on-line" onde começam a abundar os serviços de compras em grupo. Entre as ofertas disponibilizadas no site vai encontrar restaurantes e SPA, mas também algumas sugestões mais fora do vulgar, como Tarot Cigano. Por aqui não se compensam novos amigos aderentes ao serviço. Tudo o resto é idêntico à mecânica que faz funcionar os restantes sites de descontos disponíveis no mercado português, com excepção da possibilidade de pagar as compras via multibanco, ainda pouco habitual. Falta apenas dizer que está disponível uma aplicação que permite acompanhar as promoções Plubee a partir do iPhone.
O Plubee promete algum esforço para se diferenciar, num espaço "on-line" onde começam a abundar os serviços de compras em grupo. Entre as ofertas disponibilizadas no site vai encontrar restaurantes e SPA, mas também algumas sugestões mais fora do vulgar, como Tarot Cigano. Por aqui não se compensam novos amigos aderentes ao serviço. Tudo o resto é idêntico à mecânica que faz funcionar os restantes sites de descontos disponíveis no mercado português, com excepção da possibilidade de pagar as compras via multibanco, ainda pouco habitual. Falta apenas dizer que está disponível uma aplicação que permite acompanhar as promoções Plubee a partir do iPhone.
Formas de pagamento Visa, PayPal, MBNet, Multibanco
Descontos superiores a 50%
Promoções em Lisboa e Porto
Morada http://www.plubee.com
GROUPON
Disponível em vários países, o Groupon é a presença mais internacional do mercado português nas compras "on-line" com desconto. É também uma das marcas que ajudou a popularizar o conceito e aquela que reúne maior número de propostas em simultâneo, por já assegurar descontos para várias cidades do país, que não Lisboa e Porto. Os promotores da plataforma são agressivos num "marketing" do passa-palavra e quem anda pelo site percebe rapidamente que é um elemento importante na divulgação do serviço a terceiros. A recompensa para quem o faz é de seis euros, a gastar em compras nos dois meses seguintes. Restaurantes, beleza e lazer são as grandes apostas da plataforma em termos de ofertas.
Disponível em vários países, o Groupon é a presença mais internacional do mercado português nas compras "on-line" com desconto. É também uma das marcas que ajudou a popularizar o conceito e aquela que reúne maior número de propostas em simultâneo, por já assegurar descontos para várias cidades do país, que não Lisboa e Porto. Os promotores da plataforma são agressivos num "marketing" do passa-palavra e quem anda pelo site percebe rapidamente que é um elemento importante na divulgação do serviço a terceiros. A recompensa para quem o faz é de seis euros, a gastar em compras nos dois meses seguintes. Restaurantes, beleza e lazer são as grandes apostas da plataforma em termos de ofertas.
Formas de pagamento Cartão de crédito, PayPal
Descontos até 90%
Promoções em 17 cidades
Morada http://www.groupon.pt/
Descontos até 90%
Promoções em 17 cidades
Morada http://www.groupon.pt/