Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Fórum BCE, estreia da Glintt nos dividendos e testes de stress

Sintra volta a ser palco de um encontro de líderes globais que vão discutir política monetária em tempos de inflação volátil e economia frágil. Além do Fórum BCE, há lá fora testes de stress sobre a banca norte-americana e, por cá, dividendos da Glintt.

Correio da Manhã
  • ...
Segunda-feira Fórum BCE junta líderes em Sintra

Arranca esta segunda-feira o Fórum anual do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra. Começa com um jantar, sendo que os pontos altos do evento serão o discurso da presidente Christine Lagarde na terça-feira de manhã, bem como o painel, no dia seguinte, em que se juntarão à francesa os homólogos do Japão, Reino Unido e EUA. 

Segunda-feira Avaliação das casas pela banca

O valor médio ao qual os bancos avaliam as casas para conceder crédito subiu, em abril, oito euros face a março, tendo atingido os 1.491 euros por metro quadrado. Face ao período homólogo, o aumento é de 10%, prolongando uma tendência de desaceleração da subida das avaliações. O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta segunda-feira novos dados relativos a maio.

Terça-feira Glintt distribui dividendos pela primeira vez

A Glintt vai distribuir, a partir desta terça-feira, um dividendo bruto de 0,0172 euros por ação aos acionistas relativamente ao exercício de 2022. É a primeira vez que a empresa da área da consultoria e serviços tecnológicos, que está cotada no PSI Geral, distribui lucros pelos acionistas, após ter fechado o ano passado com um resultado líquido de 3,2 milhões de euros, o dobro do registado em 2021.

Quarta-feira Fuga dos depósitos da banca

O aumento da remuneração dos certificados de aforro gerou uma procura recorde por estes produtos de poupança do Estado, que se refletiu na retirada de capital dos cofres dos bancos. Havia em abril 174,4 mil milhões de euros de particulares depositados nas instituições financeiras, menos oito mil milhões do que no final de 2022. Os novos dados do Banco de Portugal irão revelar se a tendência se manteve em maio.

Quarta-feira Testes de stress à banca dos EUA

A Reserva Federal dos EUA vai apresentar esta quarta-feira os resultados dos testes de stress anuais ao setor financeiro norte-americano, nos quais vai avaliar a capacidade da banca para resistir a crises. Este exame é todos os anos acompanhado de perto pelos investidores, mas terá ainda mais relevância após a turbulência vivida no início do ano.

Quinta-feira Dados permitem medir o pulso à economia nacional

Há, esta quinta-feira, uma série de dados económicos que permitirão medir o pulso à evolução da economia portuguesa, em especial os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores. Além destes, o INE divulga ainda estimativas mensais de emprego e desemprego, bem como o índice de volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas no comércio a retalho. Já o Banco de Portugal atualiza estatísticas sobre o sistema bancário português.

Quinta-feira Europa faz mira à China

Os líderes da União Europeia vão encontrar-se na quinta e sexta-feira para uma cimeira em Bruxelas. O principal ponto na agenda será a Estratégia Europeia de Segurança Económica, desenhada este mês que, entre outros aspetos, visa reduzir a dependência de países que possam representar um risco à segurança da região e evitar que tecnologias consideradas sensíveis sejam produzidas por empresas europeias em determinados países, como China e Rússia.

Sexta-feira Inflação portuguesa desacelera?

A taxa de inflação em Portugal abrandou para 4% em maio. A desaceleração é explicada pelo efeito base do aumento de preços na energia e alimentos em 2022 e também já reflete o impacto do "IVA zero" num cabaz de bens alimentares essenciais. O INE vai divulgar uma nova estimativa rápida na qual irá indicar se junho mantém essa tendência de abrandamento.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio