Notícia
A sua semana dia-a-dia: cimeira europeia, tarifas e economia marcam semana
A semana em que decorre a cimeira da União Europeia, para debater o problema da migração, será marcada ainda pelos novos desenvolvimentos em torno das tarifas de Trump.
O mercado imobiliário norte-americano continua a dar sinais de robustez. As vendas de casas novas deverão ter crescido 1% em Mio, face ao mês anterior. Segundo as estimativas da Bloomberg deverão ter sido vendidas 669 mil habitações, face às 662 mil negociadas em Abril.
Terça-feira Membros do BCE discursam em diversos eventos
Uma semana depois do Fórum do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra, são vários os membros da entidade que vão participar em eventos esta terça-feira. Ardo Hansson discute o 'outlook' para a Zona Euro, em Tallinn, enquanto o vice-presidente da instituição, De Guindos, fala em Frankfurt e Benoit Coeuré participa num evento em Singapura.
Terça-feira Conferência mundial do gás junta líderes do sector nos EUA
Washington recebe a conferência mundial do gás. O evento junta algumas das maiores empresas de energia do mundo e decorre até ao final da semana. Os líderes da ExxonMobil e da Chevron, bem como o secretário da energia dos EUA, Rick Perry, vão discursar na conferência sobre os desafios e as oportunidades da indústria.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será recebido esta quarta-feira por Donald Trump, presidente dos EUA. O encontro que decorre na Casa Branca será uma oportunidade para intensificar as relações comerciais entre os dois países, num momento dominado pela tensão em torno da aplicação de tarifas sobre as importações.
O governador do Banco de Inglaterra comenta o Relatório de Estabilidade Financeira, após a sua publicação. Este documento deverá trazer novas orientações sobre a saúde do sistema financeiro no Reino Unido e os riscos que ameaçam a estabilidade financeira no país.
Quinta-feira Boletim económico do BCE
O BCE publica o seu Boletim Económico. O documento traz novas previsões para a evolução da economia do euro. Na última reunião de política monetária, Draghi reconheceu que a incerteza é mais elevada, mas a recuperação está bem sustentada e robusta.
Os líderes europeus reúnem-se em Bruxelas, para um encontro de dois dias onde irão discutir vários temas. A questão da migração é o tema forte da agenda, mas com o agudizar da guerra comercial com os EUA, as tarifas também deverão ser alvo de destaque. O Orçamento da União Europeia, o Brexit, a segurança e a reforma da união monetária e económica são os outros assuntos na agenda para discussão, além da migração.
O consumo nos EUA deverá ter subido pelo terceiro mês consecutivo, sustentado pelo crescimento do rendimento. O indicador deverá ter registado um aumento de 0,4%, em Maio.