Notícia
A sua semana dia-a-dia: Bancos centrais em Sintra e OPEP agitam semana
A semana arranca com o Fórum do BCE em Sintra, um evento onde discursam vários membros dos principais bancos centrais. A reunião da OPEP é outro dos temas quentes desta semana.
Começa no início da semana o Fórum anual do Banco Central Europeu (BCE) em Sintra. O presidente da instituição, Mario Draghi, fará a abertura do evento, estando agendado para terça-feira o discurso do responsável. Durante os próximos dias, Sintra recebe vários membros dos principais bancos centrais mundiais para debater a política monetária global.
Segunda-feira Chanceler alemã reúne-se com Conte
A chanceler alemã tem esta segunda-feira o primeiro encontro com o novo primeiro-ministro italiano. Angela Merkel e Giuseppe Conte vão discutir o futuro da Zona Euro e temas como a emigração.
Terça-feira Construção de casas novas nos EUA acelera em Maio
A construção de novas habitações nos EUA deverá ter aumentado no último mês. Segundo as previsões dos economistas consultados pela Bloomberg, o início de novas construções deverá ter subido de 1.287 mil, em Abril, para 1.314 mil, em Maio. Esta recuperação surge depois de uma quebra no mês anterior, motivada pela queda no segmento de arpatamentos.
O Tesouro português regressa esta quarta-feira ao mercado com uma emissão de dívida de curto prazo. O IGCP vai tentar captar até 1.250 milhões de euros com a emissão de títulos com maturidades em 21 de setembro de 2018 e 17 de maio de 2019.
O Fórum do BCE vive o seu ponto alto a meio da semana, com a participação dos presidentes do BCE, da Reserva Federal dos EUA, do Banco do Japão e da Reserva Federal da Austrália num painel conjunto. Mario Draghi, Jerome Powell, Haruhiko Kuroda e Philip Lowe discutem os desafios da economia global e da normalização monetária.
Depois de a Reserva Federal norte-americana ter subido juros na semana passada e de o BCE ter anunciado que os estímulos terminam este ano, esta semana é o Banco de Inglaterra a anunciar as suas decisões sobre política monetária. A instituição deverá manter os juros estáveis em 0,5% e actualizar as previsões para a economia britânica.
Sexta-feira Confiança dos consumidores no euro
A confiança dos consumidores na Zona Euro deverá ter-se deteriorado em Junho. Esta descida da confiança surge num mês marcado pela confirmação das tarifas por parte dos EUA e pela escalada do clima de guerra comercial. Donald Trump confirmou que vai avançar com a imposição de novas tarifas aduaneiras às importações de aço e alumínio vindas da União Europeia.
Começa esta sexta-feira uma reunião de dois dias da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), em Viena. Os países vão debater a sua estratégia e decidir se mantêm os cortes de produção acordados em Outubro de 2016 ou se reduzem os limites de produção.