Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

A semana dia-a-dia: Os dados da dívida e os detalhes da Fed e do BCE

O Banco de Portugal divulga estatísticas sobre a dívida pública relativos ao quarto trimestre. A Reserva Federal e o BCE divulgam detalhes sobre o que foi discutido nas últimas reuniões.

02 de Abril de 2017 às 18:45
  • 1
  • ...
Segunda-feira Os dados da dívida pública nacional e os indicadores económicos na Zona Euro

O Banco de Portugal divulga os indicadores sobre a evolução da dívida pública portuguesa e da capacidade e necessidades de financiamento das administrações públicas no quarto trimestre de 2016. No trimestre anterior, o rácio da dívida público sobre o PIB era de 133,4%.

Após os dados da inflação terem saído abaixo do estimado na semana passada, a atenção dos investidores vira-se para as leituras dos índices de compras dos gestores (PMI). Haverá actualizações deste indicador avançado, que dá pistas sobre a evolução da economia, para toda a Zona Euro e também para países como Espanha, Itália, França e Alemanha. Em foco estará ainda a divulgação da taxa de desemprego na Zona Euro, relativa a Fevereiro.  


Terça-feira Segunda ronda de debates dos candidatos ao Eliseu

Emmanuel Macron foi considerado como o mais beneficiado quando ocorreu o primeiro debate televisivo entre os candidatos ao Eliseu. Na semana passada, uma sondagem da Ipsos mostrou que Le Pen e Macron reúnem 25% e 24% das intenções de voto, na primeira volta, e que Macron garantirá uma vitória confortável na segunda volta, a 7 de Maio. 


Quarta-feira Os detalhes sobre a última reunião da Reserva Federal dos EUA

Na reunião de 14 e 15 de Março, a Reserva Federal dos EUA voltou a subir o intervalo da taxa dos fundos federais para entre 0,75% e 1% e deu a indicação de que o cenário mais provável seria existirem mais duas subidas até ao final do ano. Mas depois disso, alguns responsáveis da Fed mostraram opiniões divergentes para o ritmo da subida dos juros nos EUA. A divulgação da acta da última reunião poderá permitir tirar mais ilações sobre a evolução dos juros na maior economia do mundo. 

Quinta-feira Os relatos da última reunião do BCE e o encontro entre Trump e Xi Jinping


Numa altura em que o mercado tem tentado perceber qual a estratégia de diminuição dos estímulos que o BCE está a preparar, e das mensagens contraditórias que chegam dos responsáveis do banco central, a divulgação dos relatos da reunião do Conselho de Governadores da reunião de 9 de Março deverá receber especial foco para se ter mais detalhes sobre o caminho que o banco central irá adoptar. 

Donald Trump recebe, num dos seus resorts na Florida, Xi Jinping. O presidente dos EUA já referiu que espera que essa reunião seja "muito difícil" e na agenda deverão estar temas como o comércio internacionais e as políticas cambiais. Na semana passada, Trump deu ordem para se fazer um estudo abrangente com o objectivo de identificar todas as formas de "abuso comercial" que contribuem para os défices dos Estados Unidos com países estrangeiros. 

Sexta-feira Os "ratings" de Espanha e França

A DBRS tem a opção de se pronunciar sobre o "rating" de Espanha , que está em A (baixo) com perspectiva estável. A S&P também poderá fazer sobre o "rating" de França, numa altura em que as eleições gaulesas estão cada vez mais perto. 

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal Dívida Zona Euro Indicadores Económicos França Macron Le Pen Reserva Federal dos EUA BCE Trump Xi Jinping China EUA Rating Espanha Alemanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio