Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fusão da Janus e Henderson cria gestora de 5,3 mil milhões de euros

A gestora norte-americana de activos Janus Capital e a londrina Henderson Global Investors anunciaram uma fusão. Esta operação ronda os 5,3 mil milhões de euros e visa cortar custos e melhorar o seu alcance mundial.

Reuters
03 de Outubro de 2016 às 16:17
  • 2
  • ...

A Janus Capital, fundo de gestão de activos norte-americano liderado por Richard Weil (na foto), e a rival londrina Henderson Global Investors anunciaram uma fusão, no valor de seis mil milhões de dólares, cerca de 5,3 mil milhões de euros. Nasce assim a Janus Henderson Global Investors. A fusão entre as duas firmas, de acordo com a Reuters, tem por objectivo cortar custos e melhorar o alcance mundial da empresa.

As duas firmas em conjunto passam assim a ter a seu cargo a gestão de activos de mais de 320 mil milhões de dólares, 284,5 mil milhões de euros, de acordo com a informação divulgada pelas firmas e citada pela agência noticiosa. Esta operação ocorre numa altura em que as empresas de pequena e média dimensão do segmento da gestão de activos procuram ganhar escala, agilizando operações e apostando na diversificação com o objectivo de proteger as margens.

Christopher Harris, analista da Wells Fargo Securities numa nota de research citada pela mesma fonte, adianta que "há pouca sobreposição entre as duas empresas" dado que a Janus "tem uma forte presença nos EUA e no Japão e a Henderson tem forte presença no Reino Unido e na Europa Continental".

Por sua vez, Paul McGinnis, analista da Shore Capital, numa nota aos clientes, citada pela Reuters, afirmou que encara a operação como "um movimento positivo com bases de activos complementares".

É expectável que os accionistas da Henderson e da Janus tenham aproximadamente 57% e 43%, respectivamente, das acções da Janus Henderson Global Investors. A fusão deve estar concluída no segundo trimestre do próximo ano. A operação está sujeita a aprovações regulatórias.

O jornal britânico The Guardian escreve que esta operação representa o maior negócio de sector da gestão de activos desde o Brexit. Além disso, a Janus Henderson Global Investors vai ter uma sede em Londres, algo que está a ser encarado como um sinal que a "City londrina continua a estar no coração do sistema financeiro mundial". Desde o que o Reino Unido decidiu, em referendo, deixar a União Europeia que várias personalidades internacionais têm apontado que o centro financeiro na capital britânica pode perder importância. 

Andrew Formica, presidente da Henderson, citado pelo jornal britânico, assinalou que "Londres continua a actuar como o coração do sistema financeiro mundial e como um pivô entre os Estados Unidos e a Ásia, numa perspectiva de 10 a 15 anos". "O debate sobre o Brexit vai ser visto como uma gota no oceano no calendário do nosso negócio", disse ainda. 

Por esta altura, as acções da Janus Capital Group negociadas em Nova Iorque somam 13,36% para 15,92 dólares. No entanto, durante a sessão já disparam 18,63% para 16,62 dólares.


Em Londres, os títulos da Henderson Global Investors avançam 16,38% para 270,00 libras. Porém, esta segunda-feira os títulos já dispararam 20,17% para 278,80 libras.

Ver comentários
Saber mais Janus Capital Henderson Global Investors Janus Henderson Global Investors Brexit
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio