Notícia
Tesla enfrenta investigação criminal devido a tweet de Musk
A fabricante norte-americana de veículos eléctricos Tesla está sob investigação por parte do Departamento da Justiça dos EUA, depois de o seu CEO, Elon Musk, ter escrito no Twitter que tinha assegurado financiamento para retirar a empresa de bolsa.
A Tesla está a ser investigada pelo Departamento norte-americano da Justiça, devido ao tweet que Elon Musk publicou a 7 de Agosto dizendo que tinha assegurado financiamento para retirar a empresa de bolsa, avançou o Financial Times.
Musk referiu que estava a pensar retirar a empresa de bolsa a um valor de 420 dólares por acção. Nesse momento, as acções dispararam para 366 dólares e a esse preço a Tesla valia 71,6 mil milhões de dólares. Segundo os dados da Bloomberg, Musk tem uma posição de 19,78% na Tesla, o que significa que teria de desembolsar 57,5 mil milhões de dólares para comprar a restante parte.
As acções estiveram depois suspensas de negociação durante mais de uma hora, visto que o anúncio de Musk não foi feito formalmente junto das autoridades reguladoras, mas ainda voltaram a transaccionar nos últimos 15 minutos da sessão regular em Wall Street e chegaram a disparar 13,30% - tendo encerrado a somar 10,99% para 379,57 dólares.
Mas, no dia seguinte, após toda esta euforia… instalou-se o cepticismo. As acções foram então oscilando, desde então, ao sabor dos anúncios de Musk sobre esta intenção de retirada de bolsa e sobre a garantia de que tinha investidores que asseguravam o financiamento da operação.
Agora, com esta notícia, a Tesla segue a afundar em bolsa. A empresa está a perder 5,43% para 278,83 dólares, tendo já mergulhado 7,1% assim que se soube da investigação.
O valor de mercado da Tesla já diminuiu perto de um terço, perdendo cerca de 18 mil milhões de dólares de capitalização bolsista destes os tweets iniciais de Musk sobre a saída de bolsa.
Segundo a Bloomberg, o Departamento da Justiça está a levar a cabo a investigação criminal em conjunto com uma investigação de fraude bolsista.
No dia 13 de Agosto, Musk escreveu que o fundo de riqueza soberana da Arábia Saudita estava interessado em financiar a Tesla, tendo mais tarde acabado por colocar na prateleira quaisquer planos de retirar a empresa de bolsa. Entretanto, o referido fundo decidiu investir – numa notícia avançada ontem – mil milhões de dólares na Lucid Motors, que é rival da Tesla.
(notícia actualizada às 18:06)