Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Supremo Tribunal obriga Fed a revelar os bancos que receberam ajudas

O Supremo Tribunal de Justiça americano rejeitou o recurso dos bancos que não queriam ver revelados os seus nomes.

21 de Março de 2011 às 15:49
  • ...
A Reserva Federal (Fed) deverá revelar os detalhes dos empréstimos de emergência aos bancos em 2008, após o Supremo Tribunal ter rejeitado o recurso destinado a proteger os registos do público, de acordo com a Bloomberg.

A associação Clearing House, que agrega o grupo dos maiores bancos comerciais americanos, solicitou a intervenção do Supremo Tribunal. Porém a justiça hoje deixou intacta a ordem do tribunal que dá à Fed cinco dias para revelar os registos, segundo a Bloomberg LP.

A ordem marca a primeira vez que um tribunal forçou a Fed a revelar os nomes dos bancos a quem foram concedidos empréstimos no âmbito do programa de empréstimos mais antigo dos EUA, que conta com 98 anos de existência. Este programa oferece benefícios relacionados com as taxas de juro.

O Banco Central tinha apresentado em Dezembro seis programas de resgate, cujo montante total ascende a 3,5 biliões de dólares (2,47 biliões de euros), um valor sem precedentes. Os detalhes dos programas que tiveram como objectivo assegurar a liquidez e estabilidade de grandes entidades, no âmbito da crise de 2008 que gerou pânico entre o sector financeiro, serão agora revelados.

“Não me consigo recordar da Fed ter sido alguma vez forçada a revelar informação” nos seus 98 anos de história, disse Allan Meltzer, autor de três livros sobre o Banco Central americano e professor na Universidade Carnegie Mellon em Pittsburgh.

Ver comentários
Saber mais Fed Supremo Tribunal crise financeira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio