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Sucesso da OPA da Ibersol sobre a Telepizza diminui riscos da exposição ao mercado português

O BPI considera que o potencial sucesso da OPA da Ibersol sobre a Telepizza é positivo para ambas as empresas. Para a Ibersol, os analistas desta casa de investimento citam, entre outros, o facto da empresa portuguesa diminuir os riscos de obter 90% das s

24 de Abril de 2006 às 11:10
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O BPI considera que o potencial sucesso da OPA da Ibersol sobre a Telepizza é positivo para ambas as empresas. Para a Ibersol, os analistas desta casa de investimento citam, entre outros, o facto da empresa portuguesa diminuir os riscos de obter 90% das suas receitas no mercado português, que enfrenta um ambiente económico «depressivo».

A empresa de restauração portuguesa anunciou este fim-de-semana o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a rival espanhola Telepizza. O valor da operação ascende a 600 milhões de euros, cerca de três vezes mais do que a capitalização bolsista da Ibersol.

Numa nota de «research», os analistas do BPI explicam que, em termos estratégicos, a Ibersol está a tentar comprar a sua maior concorrente da «Pizza Hut» em Portugal e a aumentar «de forma significativa o seu papel no mercado de «fast food» em Espanha, onde opera com as marcas «Pizza Movil» e «Pasta Caffé».

Os especialistas sublinham que, com o sucesso da OPA, a empresa «diversifica o seu risco de obter quase 90% das suas receitas no mercado português, que enfrenta um ambienta económico depressivo».

Para além disso, esta operação «está em linha com a estratégia da Ibersol de crescer através de aquisições ao mesmo tempo que aumenta a sua presença em Espanha, onde acredita haver um maior potencial de crescimento do que em Portugal», acrescenta a mesma fonte.

A Ibersol tem 87 unidades «Pizza Hut» em Portugal e 61 de «Pizza Movil» em Espanha. Já a Telepizza tem 540 unidades em Espanha (224 próprias e 316 franchisadas) e 73 em Portugal (40 próprias e 33 franchisadas).

Do ponto de vista quantitativo, esta oferta deverá representar para a Ibersol o montante total de pelo menos 542 milhões de euros, tendo em conta o dinheiro em caixa da Telepizza - 54 milhões de euros – previsto para 2006. Para além disso, a Telepizza representa duas vezes mais a Ibersol e os múltiplos implícitos são 1,8x EV/Receitas e 9,4x EV/EBITDA para 2006, «ligeiramente abaixo dos seus congéneres».

Para a Telepizza, o anúncio de mais uma OPA sobre a empresa é também visto com bons olhos pelos analistas. Estes últimos relembram que a Ibersol admitiu melhorar a oferta caso a OPA lançada pelo Grupo Zena seja aprovada pela CNMV.

Aliás, ambas necessitam ser aprovadas pela entidade que regula o mercado de capitais espanhola, explicam os analistas acrescentando que a família Balbé, detentora de 20,5% da Telepizza, acordou com a Permira não aceitar mais nenhuma oferta.

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