Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Startup de mota voadora inspirada no Star Wars vai começar a voar em bolsa

A japonesa Aerwins entrou em bolsa através de uma SPAC com a Pono Capital e vai começar a negociar no Nasdaq já partir de segunda-feira.

A carregar o vídeo ...
05 de Fevereiro de 2023 às 14:00
  • ...
A startup japonesa, Aerwins Technologies, que está vender uma "hoverbike" inspirada no Star Wars, recebeu aprovação para começar a cotar no Nasdaq, como resultado de uma fusão com a Pono Capital. O anúncio foi feito através de um comunicado de empresa visto pela Reuters.

A fabricante da "hoverbike" XTurismo, que funciona tal como uma mota, mas com hélices, estima uma avaliação de 600 milhões de dólares. O preço da "mota voadora" é de 682 mil dólares (622 mil euros, ao câmbio atual).

A Aerwins, que também vende drones e tecnologia relacionada, diz que a sua "hoverbike" consegue voar por 40 minutos, a uma velocidade de até 100 quilómetros por hora. A empresa tem igualmente argumentado que a mota voadora pode ajudar os serviços de emergência, inspeção de infraestruturas, bem como puro entretenimento.

A entrada em bolsa da Aerwins acontece numa altura em que várias startups de mobilidade têm tido dificuldade em levantar financiamento, com as avaliações sob pressão e uma forte reversão do que foi o "boom" das entradas em bolsa através de cheques em branco, ou SPAC, "special purpose acquisition companies".

XTurismo: a mota voadora que custa 622 mil euros


As SPAC, como a Pono Capital, levantam dinheiro em ofertas públicas, fazem fusões com empresas privadas e depois tornam-nas públicas, oferecendo um prazo mais curto de listagem em bolsa. São no fundo veículos que permitem empresas mais pequenas entrarem em bolsa de forma mais fácil e com menores custos.

A empresa refere ainda que o Nasdaq aprovou a entrada em bolsa esta quinta-feira e o "trading" deve começar na segunda-feira.
Ver comentários
Saber mais Star Wars Aerwins Technologies Nasdaq Pono Capital Reuters SPAC mota voadora
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio