Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sporting teme que mudanças nos órgãos sociais provoque incumprimento da SAD

Em comunicado enviado à CMVM, a SAD leonina sustenta que as "recentes tomadas de posição públicas por terceiros vêm prejudicar gravemente a concretização da nova oferta obrigacionista", o que pode pôr em causa o "financiamento de operações de tesouraria". SAD vai pedir adiamento do reembolso de empréstimo obrigacionista.

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, lamentou a morte de Mário Soares, observando que o antigo Presidente da República e primeiro-ministro foi um dos homens a quem Portugal deve a conquista da democracia. 'Morreu Mário Soares, ex-Presidente da República, ex-primeiro-ministro e um dos homens a quem devemos a conquista da nossa democracia. Com todos os seus defeitos e virtudes - era um ser humano como todos nós - não deixou de ser um estadista', indica o Facebook oficial de Bruno de Carvalho. O presidente do Sporting enviou condolências à família de Mário Soares, nas pessoas de Mário Barroso e Eduardo Barroso, que foi presidente da Mesa da Assembleia-Geral do clube lisboeta, na sequência das eleições anteriores, em que Bruno de Carvalho perdeu a corrida à presidência para Godinho Lopes.
Miguel Baltazar
10 de Abril de 2018 às 13:42
  • 16
  • ...

A SAD do Sporting CP considera que "as recentes tomadas de posição públicas por terceiros" colocam em causa a saúde financeira da sociedade e "tem igualmente influência negativa na valorização da sociedade desportiva". Em comunicado enviado esta terça-feira, 10 de Abril, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD leonina sustenta a emissão "em curso" de 30 milhões de euros poderá ser colocada em causa, colocando a sociedade em risco de incumprimento face ao "reembolso do empréstimo obrigacionista emitido em 2015". 

Na nota enviada ao regulador, a SAD sustenta que "as recentes tomadas de posição públicas por terceiros vêm prejudicar gravemente a concretização da nova oferta obrigacionista, no valor de 30 milhões de euros", o que pode colocar em causa o "financiamento de operações de tesouraria" da sociedade.

E acrescenta que uma reunião de accionistas da SAD ou de sócios do clube "para destituição dos seus órgãos sociais" ou "para eleição de novos órgãos sociais" pode inviabilizar a emissão de dívida que está a ser realizada e, consequentemente, o reembolso da actual emissão de dívida, cujo empréstimo obrigacionista foi emitido em 2015. Assim, estaria em ser posta em causa a "estabilidade financeira da Sporting SAD", lê-se ainda na nota. 

Assim, a SAD revela que a administração leonina "irá solicitar ao presidente da Mesa da assembleia geral" a convocatória de uma assembleia geral de accionistas com vista à deliberação "sobre a emissão da referida nova oferta obrigacionista". A sociedade verde e branca vai ainda pedir a Jaime Marta Soares que convoque uma reunião de accionistas "a fim de deliberar sobre a prorrogação do prazo de reembolso final desta emissão, para nunca antes de Novembro de 2018". 

O Negócios apurou ainda que o objectivo da SAD leonina com estes pedidos dirigidos ao presidente da Mesa passa por fazer uma "avaliação do impacto" decorrente das críticas dirigidas nos últimos dias ao presidente do clube e da SAD, Bruno de Carvalho, a quem tem sido pedido o afastamento, temporário ou definitivo, de ambos os cargos. 

O próprio Marta Soares já veio a público defender a demissão de Bruno de Carvalho. A Holdimo do empresário angolano Álvaro sobrinho, que detém 29,85% do capital da SAD do Sporting, anunciou que solicitou a convocação de uma assembleia geral para "debater e resolver os problemas internos" do clube, considerando que está em causa o "potencial prejuízo" da actual clivagem no clube "para os activos da sociedade".


(Notícia actualizada às 14:05 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Sporting SAD Bruno de Carvalho CMVM Jaime Marta Soares Holdimo Álvaro Sobrinho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio