Notícia
Saudita STC que desistiu da Meo dispara em bolsa após aumentar dividendo
A administração da Saudi Telecom (STC) revelou sábado uma proposta para aumentar os dividendos em 37,5% ao longo dos próximos três anos.
A Saudi Telecom (STC), empresa saudita que esteve na corrida à compra da Altice Portugal e que é a maior acionista da Telefónica, viu as suas ações dispararem 9,9% este domingo na bolsa de Riade para 43,7 riais sauditas, a maior subida numa sessão desde outubro de 2008.
O salto nas ações da operadora surge após a administração da STC ter indicado sábado que vai propor na próxima assembleia-geral de acionistas a distribuição de dividendos trimestrais de 0,55 riais durante os três próximos anos.
A proposta aumenta o programa de dividendos anuais em 37,5% e reflete "a sólida situação financeira" da Saudi Telecom, indica a empresa que é detida maioritariamente pelo fundo soberano saudita.
No mesmo comunicado, a STC acrescenta que poderá ainda pagar dividendos extraordinários após avaliar periodicamente a situação finaceira, perspetivas futuras e investimentos estratégicos.
Em abril, a STC acordou a venda da sua posição maioritária na unidade de torres de telecomunicações Tawal ao fundo soberano saudita por cerca de 2 mil milhões de euros, com vista a financiar a sua estratégia de crescimento global com aquisições.
No ano passado, a empresa saudita comprou uma participação de 9,9% na Telefónica por 2,1 mil milhões de euros e terão solicitado recentemente ao governo espanhol autorização para reforçarem essa posição. A STC esteve também em negociações para a compra da Altice Portugal, mas viria a desistir da operação.
As ações da STC, que apresentavam um saldo negativo este ano de 1,6% até hoje, passaram para uma valorização acumulada de 8,2%.