Notícia
Saudi Aramco diz que está pronta para entrar em bolsa. Governo decide timing
A petrolífera saudita diz-se a postos para se estrear nos mercados, naquele que seria o maior IPO de que há registo.
A empresa mais lucrativa do mundo, a petrolífera Saudi Aramco, anunciou aos investidores que está pronta para entrar em bolsa – um passo que cabe agora ao Governo avaliar em que momento será dado.
"Basicamente, a empresa está pronta para o IPO. Agora o timing do IPO, isso é um assunto que diz respeito aos acionistas, e serão eles que o anunciarão dependendo da perceção de quando estarão reunidas as condições ótimas no mercado", declarou o responsável pelas finanças na petrolífera, Khalid al-Dabbagh.
O IPO da Saudi Aramco seria o maior de sempre nos mercados internacionais. Fontes envolvidas no processo revelaram antes, de acordo com a CNBC, que a operação deverá resvalar para 2020.
Esta vontade é reiterada no mesmo dia em que a Saudi Aramco revelou que os respetivos lucros deslizaram 12% no primeiro semestre, abalados por aumentos nos custos e pela queda nos preços do petróleo. A empresa revelou ainda que planeia comprar um quinto da indiana Reliance Refining, num esforço de diversificar as operações.