Notícia
Reuters: Escalada das ações vai continuar com dinheiro barato e esperança das vacinas
A aposta é que em 2021 a maioria dos índices volte a superar os níveis pré-pandémicos – alguns, bastante acima.
O rally nos mercados de capitais deverá continuar pelo menos por mais seis meses apesar de, possivelmente, a um ritmo mais brando, indica um inquérito feito pela Reuters.
Os investidores estão otimistas dadas as esperanças de que sejam injetados novos estímulos, o que significa dinheiro mais barato, ao mesmo tempo que se esperam resultados na frente das vacinas para a covid-19.
Nestas condições, 75% dos inquiridos pela Reuters acreditam que a tendência de subida nos mercados está para ficar, pelo menos nos próximos seis meses. Ao mesmo tempo, mais de metade arrisca que o otimismo perdurará pelo menos um ano. 80% da mesma afirma que as suas previsões estão alicerçadas nas expectativas de progresso da vacina.
Apesar de se esperar que nove dos 17 índices sobre os quais a Reuters questionou 170 estrategistas acabassem 2020 abaixo dos níveis de 2019, a aposta é que em 2021 a maioria dos índices volte a superar os níveis pré-pandémicos – alguns, bastante acima.
"A recuperação nas ações entre março e outubro foi a fase inicial guiada pela esperança de um novo mercado touro", afirmam analistas do Goldman Sachs, citados pela agência de notícias. "Agora estamos a entrar numa fase de crescimento mais longa, à medida que os lucros começam a recuperar".