Notícia
Queda da Euronext Lisbon escapa a razia europeia (act)
A Euronext Lisbon caiu, mas conseguiu escapar à onda de desvalorizações europeias, superiores a 2% em muitas delas. Catorze acções da bolsa nacional perderam valor, levando o PSI-20 a deslizar 0,89%, num dia em que o petróleo bateu mais um máximo e os Est
A Euronext Lisbon caiu, mas conseguiu escapar à onda de desvalorizações europeias, superiores a 2% em muitas delas. Catorze acções da bolsa nacional perderam valor, levando o PSI-20 a deslizar 0,89%, num dia em que o petróleo bateu mais um máximo e os Estados Unidos divulgaram dados do emprego decepcionantes.
O PSI-20 [psi20] encerrou a cotar 7.023,53 pontos, com 14 das emitentes em queda, quatro inalteradas e duas a acumularem valor. O BES e a Cimpor foram os únicos títulos do índice que valorizaram e o BPI fixou um novo mínimo do ano.
Um dos factores que provocou esta «hecatombe» foram os dados da economia dos EUA, que em Junho criou 32 mil postos de trabalho, números que ficaram muito abaixo das estimativas dos analistas e sinalizam o abrandamento da maior economia do mundo.
A Electricidade de Portugal encerrou o dia nos 2,24 euros, a perder 0,44% face à cotação de fecho de ontem. A eléctrica anunciou hoje que a FMR e a Fidelity International Limited passaram a controlar 2,1% das acções da eléctrica.
O Banco Comercial Português (BCP), o maior banco privado nacional, resvalou 0,58% para 1,72 euros. O sector financeiro europeu esteve em destaque com rumores de compra do Barclays, pelo Citigroup.
A Impresa [ipr] de Pinto Balsemão depreciou 3,37% para 4,01 euros, com mais de 33 mil acções. A Media Capital desvalorizou 2,49% para 3,91 euros. A empresa de Paes do Amaral tem vindo a cair há três sessões consecutivas, acumulando uma perda de 29 cêntimos, quase 10 cêntimos por dia. Na apresentação de resultados, a empresa reduziu os prejuízos registados no ano passado, mas não surpreendeu os analistas.
O Banco Espírito Santo (BES) [besnn] avançou 0,23% para 13,35 euros e o Banco BPI [bpin] decresceu 1,75% para passar a marcar 2,81 euros, numa série de seis sessões consecutivas a perder valor, que levaram os títulos do banco a um novo mínimo do ano. As acções do banco de Fernando Ulrich atingiram o valor mais baixo desde meados de Dezembro do ano passado, nos 2,79 euros. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) anunciou ontem que os lucros no primeiro semestre caíram 25,5%.
A Portugal Telecom (PT) [ptc] encerrou nos 8,34 euros, a perder 1,42%, depois do CommerzBank dizer que a operadora negociava com um prémio «injustificado».
A Cimpor [cimp], a única empresa, além do BES, que contribuiu para amenizar as quedas, anunciou que a C+PA – Cimentos e Produtos Associados, S.A. – reforçou a posição na empresa, passando de uma posição de 4,6% no capital social, para 4,973%.
A Jerónimo Martins [jmar] agravou as perdas que vinha a registar, decrescendo mais 2,78% para marcar 8,40 euros. A distribuidora concretiza, assim, uma série de dez sessões de desvalorizações, acumulando perdas de cerca de 11%.