Notícia
Quais são as cotadas da bolsa que atraem mais institucionais estrangeiros?
As empresas portuguesas da bolsa de Lisboa têm atraído interesse de institucionais estrangeiros, com estes investidores a assumirem grande relevância no capital das cotadas. As companhias do setor da energia são as empresas que têm gerado mais interesse junto destes grandes investidores.
Institucionais controlam mais de 30% da EDP
A elétrica portuguesa é a empresa onde os investidores institucionais estrangeiros pesam mais no capital. Além do maior acionista, a China Three Gorges, que controla 19% das ações da empresa, a elétrica liderada por Miguel Stilwell tem oito institucionais com mais de 2% do capital. O segundo maior acionista é a BlackRock, com 7,38%, seguindo-se a Oppidum Capital e o Canada Pension Plan Investment, com 7,2% e 5,01%, respetivamente. O Norges Bank controla mais de 3% do capital, enquanto o fundo de pensões do Qatar, a Sonatrach, Amundi e Bank of America, todos mantêm participações superiores a 2%. Contas feitas, estes oito investidores controlam 31,83% da elétrica.
- Partilhar artigo
- ...
A Amundi comunicou, na semana passada, que passou a deter 2,63% do capital da EDP. Uma participação que elevou para oito o número de grandes institucionais no capital da empresa com posições superiores a 2%. Contas feitas, estes investidores, que incluem gestoras de ativos, fundos de pensões e fundos soberanos, representam 31,83% do capital da elétrica liderada por Miguel Stilwell. Um exemplo do que acontece com várias cotadas do í
...