Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Putin, BCE e três outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Os mercados abrem esta terça-feira com o peso do discurso de Putin sobre as regiões separatistas ucranianas e as palavras da Fed sobre a subida das taxas de juro nos EUA. Os investidores vão ainda digerir a entrevista do governador do banco central francês, François Villeroy, sobre a inflação.

22 de Fevereiro de 2022 às 07:30
  • ...
HSBC apresenta contas de 2021

Apesar de estar a chegar ao fim a nível internacional, a "earnings season" ainda centra atenções dos investidores. Esta terça-feira é a vez do banco HSBC divulgar os resultados relativos ao ano passado, demonstrando se está a seguir a tendência dos concorrentes, cujas contas colocam a pandemia no passado. O aumento dos bónus dos gestores tem sido igualmente um tema em foco.

Wall Street reabre com Fed a pesar

Wall Street reabre esta terça-feira, depois de ontem ter estado encerrada, por ocasião do feriado que comemora o aniversário de George Washington, o primeiro presidente dos EUA. Para além das declarações de Vladimir Putin sobre as regiões separatistas da Ucrânia, vão ainda pesar no sentimento dos investidores as palavras da  governadora da Reserva Federal norte-americana (Fed), Michelle Bowman, que esta segunda-feira, apoiou uma subida das taxas de juro na ordem "dos 50 pontos base", segundo avançou a Bloomberg.

Zona euro pondera palavras de Villeroy

As principais praças europeias vão arrancar a sessão, com o mercado a digerir as palavras do governador do banco central francês François Villeroy, que em entrevista ao jornal Libération (publicada hoje), admitiu que a inflação "é maior e está a durar mais do que pensávamos", reiterando assim o apelo para que o programa de compra de ativos termine já no fim do terceiro trimestre, mas sublinhando que a subida das taxas de juro na zona euro não deve ser para já, defendendo que é uma decisão que tem ser "ponderada". 

INE publica relatório sobre condições de vida dos portugueses

O Instituto Nacional de Estatística publica o relatório intitulado "Rendimento e Condições de Vida - Condições de vida das crianças: módulos "Saúde e Privação Material das Crianças" , que analisa a qualidade de vida das crianças, mediante o poder de compra dos pais. Numa altura em que o galopar o índice dos preços no consumidor invade Portugal e a Europa, este documento será determinante para entender o impacto da inflação na qualidade de vida das camadas mais jovens.

Bolsas mundiais reagem ao discurso de Putin

Depois de um dia pintado de vermelho, devido ao desenvolvimento das tensões geopolíticas entre Rússia, Ucrânia e Ocidentes, as principais praças mundiais vão abrir com o peso do discurso do presidente russo, Vladimir Putin, proferido ontem. O chefe de Estado reconheceu Donetsk e Lugansk, dois territórios separatistas em Donbass, na Ucrânia, como independentes. Vladimir Putin, numa declaração ao país, disse que a situação no leste do país é crítica, classificando a região como "terras ancestrais russas": "A Ucrânia é uma parte integral da nossa própria história", frisou. Ontem o Stoxx 600 renovou mínimos de outubro, o português PSI-20 sofreu a maior queda entre as principais bolsas europeias e as ações russas regressaram a mínimos como não era visto desde a crise financeira de 2008.

Ver comentários
Saber mais Vladimir Putin Fed HSBC Ucrânia economia negócios e finanças macroeconomia economia (geral) cooperação económica energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio