Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Praças asiáticas caem após decisão do Banco do Japão

Banco central nipónico mostrou-se preocupado com os efeitos da crise na Europa mas absteve-se de anunciar novas medidas de estímulo. Exportadoras estão entre as acções mais penalizadas da região.

23 de Maio de 2012 às 07:46
  • ...
O índice MSCI Asia Pacific derrapa 1,5%, recuando após duas sessões positivas, com o índice Nikkei 225 de Tóquio a fechar com uma queda de 2% e o Hang Seng de Hong Kong a recuar 1,6%.

A incerteza em torno da crise na Grécia tem penalizado a moeda única face às principais rivais. A consequente valorização do iene tem gerado preocupação entre as empresas exportadoras, que assim vêem encarecer os seus produtos nos mercados internacionais.

Criou-se nos últimos dias alguma confiança de que o Banco do Japão poderia actuar, sobretudo depois do corte de “rating” da Fitch para a dívida nipónica. “Ouvi algumas pessoas dizerem que o Banco do Japão poderia fazer alguma coisa, mas a decisão foi no sentido de não actuar para já”, diz à Bloomberg Massaki Kansai, economista do JP Morgan e antigo responsável do Banco do Japão.

Entre as empresas, a Cosco Pacific, que opera armazéns de contentores no porto Piraeus, na Grécia, está a perder 3,2%, penalizada pelos receios em torno do país como membro da Zona Euro.

Nas acções ligadas ao sector tecnológico, a exportadora Mitsui recua 1,4% e a Quanta Computer perde 2,7%, penalizada pelos resultados decepcionantes apresentados ontem pela norte-americana Dell.
Ver comentários
Saber mais bolsa Ásia Nikkei MSCI Asia Pacific Banco do Japão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio