Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal em 12º lugar no «ranking» europeu de novos centros comerciais

Portugal encontra-se no décimo segundo lugar no «raking» europeu de aberturas de novos centros comerciais, com seis novas superfícies abertas este ano e a abertura de mais seis prevista para o próximo ano. A Rússia é o país que lidera a lista da Cushman &

07 de Dezembro de 2005 às 15:09
  • ...

Portugal encontra-se no décimo segundo lugar no «raking» europeu de aberturas de novos centros comerciais, com seis novas superfícies abertas este ano e a abertura de mais seis prevista para o próximo ano. A Rússia é o país que lidera a lista da Cushman & Wakefield.

«Em Portugal, estavam previstos 241.800 metros quadrados de novos espaços comerciais até ao final de 2006 à data de Junho de 2005, sendo que presentemente 119.895 metros quadrados estão previstos, dado que alguns dos centros comerciais abriram entretanto as suas portas ao público», explica o comunicado da Cushman & Wakefield.

O comunicado explica que «o diferencial entre os 241.800 metros quadrados apresentados em Junho versus os 332.395 metros quadrados apresentados actualmente, é devido ao anúncio de novos projectos durante este período».

Portugal assume assim a décima segunda posição entre os países da Europa «com maior superfície de centros comerciais em projecto». Para 2006 está prevista a abertura de seis novas superfícies comerciais.

«É de referir que, com excepção do Dolce Vita Porto e do Campo Pequeno, localizados no Porto e em Lisboa, respectivamente, todos estes espaços comerciais se encontram distribuídos em cidades de dimensão regional como Coimbra, Braga, Viana do Castelo, Portimão, Covilhã, Funchal e Viseu», refere a mesma fonte.

A liderar o «ranking» encontra-se a Rússia que conta com «1,8 milhões de metros quadrados esperados até 2006», um número que representa «quase uma duplicação da actual área comercial disponível».

«Estamos a assistir ao que se pode chamar uma revolução do comércio na Rússia. Não podemos esquecer que este é um mercado com 143 milhões de consumidores e um dos países com maior taxa de crescimento económico do mundo», afirmou Marta Leote, responsável do departamento de Research & Consulting da C&W/H&B.

A responsável acrescentou que, em relação a Portugal, «os centros comerciais continuam a ser a melhor opção para a expansão dos retalhistas no mercado nacional, explicando-se assim o ritmo acelerado no desenvolvimento de novos projectos».

O desenvolvimento de novos centros comerciais verifica-se em maior número a leste da Europa. «Contudo, existe ainda muito potencial em países com economias em estado de maturidade, como Portugal. Estes novos projectos não só melhoram a qualidade dos espaços comerciais, como oferecem mais escolha a retalhistas e consumidores», refere Marta Leote no estudo hoje apresentado.

Depois da Rússia surge em segundo lugar a Itália, com 1,4 milhões de metros quadrados previstos, e em terceiro a Polónia estimando-se mais 1,1 milhões de metros quadrados.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio