Notícia
Pocoyo dispara 27% na bolsa
A Zinkia, empresa espanhola que produz programas de televisão para crianças, como o Pocoyo, registou hoje uma estreia auspiciosa em bolsa, com as acções a dispararem 27%.
15 de Julho de 2009 às 16:01
A Zinkia, empresa espanhola que produz programas de televisão para crianças, como o Pocoyo, registou hoje uma estreia auspiciosa em bolsa, com as acções a dispararem 27%.
As acções da empresa espanhola estrearam hoje na bolsa de Madrid, depois de terem sido vendidas aos investidores a 1,92 euros cada uma. Atingiram uma cotação máxima de 2,45 euros, o que representa uma valorização de 27,6%.
A Zinkia estreou um segmento da bolsa espanhola, o Mercado Bolsista Alternativo, dirigido a empresas em expansão, sendo a primeira empresa espanhola a dispersar capital em bolsa nos últimos doze meses.
Foi com a presença de um Pocoyo gigante que o presidente da empresa José María Castillejo assinalou a estreia da empresa na bolsa de Madrid. Dado estarem cotadas neste mercado alternativo, o preço das acções é formado apenas por duas vezes ao dia. Na primeira formação de preços as acções subiram 4,17% e no segundo avançaram para os 2,45 euros.
Apesar do sucesso da estreia, não foi nada fácil a entrada da empresa em bolsa. A empresa teve que reduzir a metade o número de acções vendidas aos investidores e reduzir substancialmente o preço de venda, que tinha sido definido entre 2,65 e 4,09 euros.
Foram assim vendidas apenas 3,66 milhões de acções aos investidores (apenas espanhóis), através de um aumento de capital, sendo que os accionistas da empresa prescindiram da venda de igual montante de títulos.
As acções foram vendidas a 1,92 euros cada uma, pelo que a empresa encaixou apenas 7 milhões de euros.
Através da dispersão de capital em bolsa a produtora do Pocoyo pretende financiar o seu crescimento e “potenciar o prestígio e transparência da sua imagem”, bem como aumentar a base accionista e dar mais liquidez às acções.
As acções da empresa espanhola estrearam hoje na bolsa de Madrid, depois de terem sido vendidas aos investidores a 1,92 euros cada uma. Atingiram uma cotação máxima de 2,45 euros, o que representa uma valorização de 27,6%.
Foi com a presença de um Pocoyo gigante que o presidente da empresa José María Castillejo assinalou a estreia da empresa na bolsa de Madrid. Dado estarem cotadas neste mercado alternativo, o preço das acções é formado apenas por duas vezes ao dia. Na primeira formação de preços as acções subiram 4,17% e no segundo avançaram para os 2,45 euros.
Apesar do sucesso da estreia, não foi nada fácil a entrada da empresa em bolsa. A empresa teve que reduzir a metade o número de acções vendidas aos investidores e reduzir substancialmente o preço de venda, que tinha sido definido entre 2,65 e 4,09 euros.
Foram assim vendidas apenas 3,66 milhões de acções aos investidores (apenas espanhóis), através de um aumento de capital, sendo que os accionistas da empresa prescindiram da venda de igual montante de títulos.
As acções foram vendidas a 1,92 euros cada uma, pelo que a empresa encaixou apenas 7 milhões de euros.
Através da dispersão de capital em bolsa a produtora do Pocoyo pretende financiar o seu crescimento e “potenciar o prestígio e transparência da sua imagem”, bem como aumentar a base accionista e dar mais liquidez às acções.