Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PIB e inflação por cá e outras 4 coisas que precisa de saber para começar o dia

A inflação em outubro e o crescimento da economia no terceiro trimestre serão alguns dos destaques que vão marcar os mercados esta sexta-feira. A bolsa de Lisboa vai ainda reagir aos resultados do terceiro trimestre da Navigator e ao novo contrato da Mota-Engil no Brasil.

29 de Outubro de 2021 às 07:30
  • ...
PIB e Inflação em Portugal e outros indicadores económicos na UE

Após ter sido divulgado que a economia norte-americana cresceu 2%, o gabinete de estatísticas europeu, o Eurostat, irá reportar os dados relativos à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação na Zona Euro. Por cá, será conhecida a estimativa rápida da inflação em outubro e do crescimento da economia. O mesmo acontecerá em França e em Itália, onde também serão conhecidos os dados do PIB e da inflação. Já na vizinha Espanha, Alemanha e Itália serão divulgados dos dados relativos à evolução da economia. Em Portugal, o Banco de Portugal dará a conhecer ainda o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos, relativo a setembro. Do outro lado do Atlântico, serão conhecidos dados sobre a confiança dos consumidores nos EUA.

Mercado reage a lucros de 114,2 milhões de euros até setembro da Navigator

Depois de ter comunicado à Comissão do Mercado e de Valores Mobiliários (CMVM) os resultados relativos aos primeiros nove meses do ano, a Navigator será uma das cotadas em foco na sessãi de hoje. A papeleira nacional fechou os primeiros nove meses do ano a registar lucros de 114,2 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 51,8% face ao período homólogo, devido à "melhoria expressiva das condições de mercado de papel com aumento progressivo dos volumes". O EBITDA cresceu 16,9% para 246 milhões de euros e as vendas totais da Navigator subiram 7,3%, para 1.119,7 milhões.

Novo contrato da Mota-Engil no Brasil na lupa dos investidores

A Mota-Engil anunciou ao mercado, após o fecho, que ganhou, através da subsidiária brasileira Empresa Construtora Brasil, a adjudicação de um contrato da petrolífera estatal Petrobras no valor de cerca de 913 milhões de reais (cerca de 141 milhões de euros ao câmbio atual). O contrato, segundo o comunicado enviado pela construtora à CMVM, é em consórcio com a brasileira Sea Brasil, cabendo à subsidiária da construtora portuguesa 90% do consórcio. 

Wall Street digere resultados abaixo do esperado da Apple e Amazon 

A Apple apresentou, logo após o fecho de Wall Street, lucros de 83,4 mil milhões de dólares, abaixo das expectativas que apontavam para lucros de 84,9 mil milhões de dólares. A prejudicar os resultados da empresa estiveram "problemas de abastecimento" que, segundo o CEO Tim Cook, custaram à empresa 6 mil milhões. Também a Amazon reportou vendas abaixo das expectativas do mercado no terceiro trimestre, com as vendas internacionais a não irem além dos 29,2 mil milhões de dólares e as vendas na América do Norte a ficarem-se pelos 65,6 mil milhões de dólares. A empresa de Jeff Bezos prevê ainda, para o quatro trimestre, um aumento dos custos com as encomendas. Em reação, quer as ações da Amazon como as de Apple caíram 5% no "after hours".

G20 debate pandemia, alterações climáticas e retoma económica

Começa esta sexta-feira a reunião do G20, que vai juntar em Roma, os chefes de Estado e de Governo das 20 maiores economias do mundo (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, EUA, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia). Na agenda para os dois dias de reunião do G20 estão a pandemia da covid-19, a recuperação económica e as alterações climáticas. Será a primeira reunião do G20 presencial, mas o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o homólogo chinês, Xi Jinping, já avisaram que vão participar por videoconferência.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio