Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo desce com expectativas de compensação na produção da OPEP

O preço do petróleo descia 0,49% em Londres, com os mercados na expectativa de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) irá compensar a quebra nas exportações do Iraque, depois deste país ter suspendido recentemente as suas remessas de

15 de Junho de 2001 às 18:07
  • ...
O preço do petróleo descia 0,49% em Londres, com os mercados na expectativa de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) irá compensar a quebra nas exportações do Iraque, depois deste país ter suspendido recentemente as suas remessas de combustíveis.

O barril de «brent», ou petróleo do Mar do Norte, negociava nos 28,22 dólares (32,70 euros ou 6.556 escudos) no mercado à vista de Londres, enquanto o preço do petróleo para entrega em Julho [CO1] recuava 0,35% para os mesmos 28,22 dólares (32,70 euros ou 6.556 escudos).

Na praça nova-iorquina, o barril de crude para entrega em Julho [CL1] transaccionava nos 28,56 dólares (33,09 euros ou 6.634 ecudos), registando uma desvalorização de 1,65%.

Os mercados aguardam que a OPEP possa aumentara a produção de petróleo, depois de responsáveis do cartel terem afirmado que a organização poderia compensar a descida verificada ao nível da oferta, com a suspensão das exportações iraquianas.

O Iraque interrompeu recentemente as suas remessas de petróleo para o exterior, devido a um diferendo com a Organização das Nações Unidas (ONU), que supervisiona as exportações iraquianas desde a Guerra do Golfo, em 1991.

O Iraque é responsável por 3,5% da produção de petróleo a nível mundial, enquanto o conjunto dos países membros da OPEP assegura cerca de 40% do total.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio