Notícia
OPEP deve rejeitar proposta de Venezuela para mudar indexante do petróleo
Os ministros das Finanças da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) devem rejeitar a proposta da Venezuela que pretende mudar o dólar como moeda indexante do petróleo. O presidente do grupo, Chakib Khelil, garantiu que a OPEP vai reunir pa
Os ministros das Finanças da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) devem rejeitar a proposta da Venezuela que pretende mudar o dólar como moeda indexante do petróleo. O presidente do grupo, Chakib Khelil, garantiu que a OPEP vai reunir para debater o assunto.
"Desde que os EUA mantenham o seu poder político e económico, o dólar americano manter-se-á a referência para os preços do petróleo", afirmou o presidente da OPEP.
A Argélia já referiu que quer manter o dólar como referência, citou a Bloomberg.
A Arábia Saudita, que é o maior exportador de petróleo do mundo, também já afirmou a sua posição de querer manter a moeda americana como a indexante ao preço do petróleo como referiu Saud al-Faisal, ministro dos Negócios Estrangeiros do país, em Dezembro.
Já em Novembro, o ministro da Arábia Saudita tinha rejeitado a proposta venezuelana e afirmou que os países da OPEP deveriam reunir-se para discutir as implicações económicas.
O Irão já parou de usar os dólares nas suas transacções de petróleo afirmou, no mês de Dezembro, o ministro Gholamhossein Nazari, de acordo com a agência noticiosa ISNA, referiu com a Bloomberg.