Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP deve rejeitar proposta de Venezuela para mudar indexante do petróleo

Os ministros das Finanças da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) devem rejeitar a proposta da Venezuela que pretende mudar o dólar como moeda indexante do petróleo. O presidente do grupo, Chakib Khelil, garantiu que a OPEP vai reunir pa

14 de Fevereiro de 2008 às 16:27
  • ...

Os ministros das Finanças da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) devem rejeitar a proposta da Venezuela que pretende mudar o dólar como moeda indexante do petróleo. O presidente do grupo, Chakib Khelil, garantiu que a OPEP vai reunir para debater o assunto.

"Desde que os EUA mantenham o seu poder político e económico, o dólar americano manter-se-á a referência para os preços do petróleo", afirmou o presidente da OPEP.

A Argélia já referiu que quer manter o dólar como referência, citou a Bloomberg.

A Arábia Saudita, que é o maior exportador de petróleo do mundo, também já afirmou a sua posição de querer manter a moeda americana como a indexante ao preço do petróleo como referiu Saud al-Faisal, ministro dos Negócios Estrangeiros do país, em Dezembro.

Já em Novembro, o ministro da Arábia Saudita tinha rejeitado a proposta venezuelana e afirmou que os países da OPEP deveriam reunir-se para discutir as implicações económicas.

O Irão já parou de usar os dólares nas suas transacções de petróleo afirmou, no mês de Dezembro, o ministro Gholamhossein Nazari, de acordo com a agência noticiosa ISNA, referiu com a Bloomberg.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio