Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPA da Cimpor no Egipto com impacto positivo (act)

A oferta pública de aquisição (OPA) que a Cimpor lançou sobre a empresa egípcia MISR Cement tem um “impacto positivo” na empresa portuguesa, consideram os analistas do CaixaBI e do BPI. A Cimpor sobe a quota de mercado neste país para 11,6%, numa aquisiçã

  • ...

A oferta pública de aquisição (OPA) que a Cimpor lançou sobre a empresa egípcia MISR Cement tem um "impacto positivo" na empresa portuguesa, consideram os analistas do CaixaBI e do BPI. A Cimpor sobe a quota de mercado neste país para 11,6%, numa aquisição realizada a um "preço razoável".

A Cimpor informou que obteve a aprovação da Autoridade do Mercado de Capitais do Egipto para lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a totalidade do capital social da cimenteira egípcia MISR Cement, cotada na bolsa de valores do Cairo.

A analista Sónia Baldeira, do Caixa BI, acredita que esta aquisição tem um impacto positivo para a Cimpor, salientando que "o Egipto é um mercado com forte crescimento do consumo de cimento, em média 13% nos últimos dois anos", sendo que "com esta aquisição, a Cimpor irá ter uma quota neste mercado de aproximadamente 11,6%".

O banco de investimento salienta que as margens EBITDA praticadas pela Cimpor no Egipto, nos nove primeiros meses de 2006m, foram de 51,1%, "correspondendo actualmente às taxas mais elevadas, nos vários países onde a Cimpor opera".

O sucesso da operação está condicionado à aquisição de um mínimo de 15.000.001 acções (num total de 30.000.000), ou seja, 50% mais uma acção da MISR Cement, sendo que, se a oferta for bem sucedida, a Cimpor poderá ter que desembolsar entre 141 e 281,8 milhões de euros.

De acordo com o CaixaBI, esta aquisição corresponde a um múltiplo EV/EBITDA estimado para 2007 de 8.6 vezes e um EV/tons de 220, "o que nos parece razoável para o tipo de mercado e para o controlo da empresa".

Para o BPI esta OPA tem um impacto "positivo" para a Cimpor, já que reforça a presença da empresa numa região que "tem registado fortes taxas de crescimento". "Se do ponto de vista da valorização da empresa esta aquisição tem um impacto neutral, do ponto de vista estratégico tem um impacto muito positivo", refere a equipa de "research" do BPI.

Segundo o BPI, esta OPA corresponde a um múltiplo EV/EBITDA previsto para 2007 de 7,8 vezes. Com esta aquisição, o rácio divida líquida/EBITDA poderá aumentar 2,7 vezes, "o que continua longe de uma estrutura óptima de capital dado o ‘portfolio’ diversificado, do ponto de vista geográfico, da Cimpor".

O BPI acredita que o "recomeço da estratégia de aquisições" da Cimpor "são boas notícias em termos de optimização da estrutura de capital e do reforço da posição de mercado nos seus mercados domésticos".

Com esta aquisição, a Cimpor irá reforçar a sua posição, aumentando a sua capacidade de produção de cimento com clínquer próprio para 29,6 milhões de toneladas por ano. A MISR Cement, foi constituída em 1997 e começou a operar em 2002, dispondo actualmente de uma capacidade anual de produção de cimento, com clínquer próprio, de 1,6 milhões de toneladas.

As acções da Cimpor valorizam 0,96% para 6,29 euros, reagindo em alta a esta notícia.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio