Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros portugueses acentuam queda com aprovação do plano de austeridade grego

Depois da aprovação do pacote de austeridade pelo parlamento da Grécia as taxas de juro das obrigações portuguesas acentuaram o ritmo de queda. A descida, que atinge mais de 80 pontos no prazo a dois anos, continua a ser a maior desde Maio.

29 de Junho de 2011 às 15:07
  • ...
A queda mais acentuada é nas obrigações com maturidade a dois anos, em que os juros caem 81,9 pontos base para 13,132%, segundo as taxas de juro genéricas da Bloomberg.

Na maturidade de cinco anos os juros recuam 41,7 pontos base para 13,347% e na de 10 anos a queda é de 52,8 pontos base.

A taxa de juro das obrigações de economias periféricas da zona euro já vinha a cair durante a manhã, com as obrigações a incorporarem a expectativa de aceitação do programa da Grécia, que vai desencadear o pagamento da quinta tranche da ajuda externa ao país.

Os juros gregos chegaram mesmo a registar uma queda mais acentuada durante a manhã, antes da aprovação do plano de austeridade proposto pelo governo, sinalizando que os investidores já estavam bastante confiantes do resultado final da votação.

A taxa de juro das obrigações gregas cai 155,3 pontos base na maturidade de dois anos, depois de ter chegado a cair mais de 300 pontos base durante a manhã. Na maturidade de cinco anos a queda é de 681 pontos e na de 10 anos os juros descem 246 pontos base para 16,207%.

Na Alemanha os juros (que oscilam em sentido contrário ao preço das obrigações) estão a subir, o que resulta do menor apetite dos investidores por activos de refúgio.

Ver comentários
Saber mais Portugal dívida soberan
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio