Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Jerónimo Martins dispara quase 8% com vendas acima do esperado

A Jerónimo Martins disparou quase 8% para novo máximo nos 20,02 euros depois de ter esta semana divulgado vendas acima do esperado quer em Portugal quer na Polónia, notícias essas aplaudidas por algumas casas de investimento.

18 de Janeiro de 2007 às 14:38
  • ...

A Jerónimo Martins disparou quase 8% para novo máximo nos 20,02 euros depois de ter esta semana divulgado vendas acima do esperado quer em Portugal quer na Polónia, notícias essas aplaudidas por algumas casas de investimento.

As acções da JM subiam 6,89% para os 19,85 euros depois de terem disparado até 7,81% para o valor mais elevado desde Fevereiro de 2000, nos 20,02 euros.

A retalhista divulgou terça-feira as vendas preliminares de 2006, reportando um aumento de 15,2% para os 4.409 milhões de euros. Nesse mesmo dia, o analista John dos Santos, da Lisbon Brokers, afirmou que os números hoje divulgados "superaram a nossa estimativa em 0,6%", que era de 4,38 mil milhões de euros.

Mais uma vez, "nas vendas da retalhista distingue-se a soberba execução das suas operações na Polónia, nomeadamente o Biedronka, que superou novamente as expectativas", representando 38,9% do total das receitas, explicou o especialista.

A casa de investimento acrescentou que vai "refinar" o seu modelo para incluir os valores apresentados, mas reitera a recomendação de "manter" e o preço-alvo de 18,20 euros.

Paralelamente, Pedro Pereira da Silva, director da unidade polaca da Jerónimo Martins, anunciou ontem que a rede de lojas de "discount" Biedronka, detida pela JM na Polónia, registou vendas de 1,71 mil milhões de euros em 2006, mais 27,3% (ou 23,4% na moeda local) do que em 2005. A Biedronka  representou assim 38,9% das vendas do grupo.

Para 2007 a companhia aguarda um crescimento na Polónia "semelhante aos anos anteriores", acrescentou Pereira da Silva. O responsável máximo pela JM na Polónia afirmou ainda que a companhia está aberta a oportunidades para aquisições, mas que de momento não está a em negociações com nenhuma companhia em específico.

JM com "bom momento"

Para além da Lisbon Brokers, a IXIS também se manifestou agradada com estes resultados, sublinhando que as vendas reveladas ficaram acima das suas estimativas e confirmam o "bom momento de negócios em Portugal e na Polónia".

"Este desempenho sólido acrescentaram peso à nossa recomendação de adicionar para as acções", explica a mesma fonte.

A IXIS tem um preço-alvo de 18,50 euros para as acções da Jerónimo Martins.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio